Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Rio Grande recebe evento nacional sobre Habitação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Entre os dias 05 e 07 de abril, integrando a programação da Festa do Mar, Rio Grande recebe uma edição de importante evento nacional relacionado à arquitetura. O Seminário Q+50 inicia dia 05/04, às 17h, no Paço Municipal, e segue com atividades até a manhã de domingo, dia 7, com o tema “A moradia brasileira – produção familiar, interface do formal e informal, a dinâmica do mercado imobiliário; aspectos sociais e o passivo habitacional.
O Seminário Q + 50 faz parte de um ciclo que se apresenta inicialmente como comemorativo dos 50 anos do Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana (SHRU), realizado pelo IAB, em julho de 1963, no Hotel Quitandinha, Petrópolis. Em 2013, novamente se convida a sociedade para discutir a cidade brasileira, tendo presente conceitos arquitetônico-urbanísticos que evoluíram ao longo das últimas cinco décadas, novos paradigmas de desenvolvimento sustentável, de participação popular nas decisões de políticas públicas.
As atividades iniciam na sexta-feira, 05/04, às 17h, com mesa redonda sobre "Projeto, Planejamento e Participação" com presença de convidados como Demetre Anastassakis, Elisabeth França, Pablo Benetti e Clovis Ilgenfritz, entre outros. No Paço, às 20h, acontece palestra “Gestão, Planejamento e Projeto Habitacional” que será apresentada pelo Arquiteto Sérgio Magalhães, Presidente nacional do IAB e ex secretário da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pelos programas habitacionais da cidade maravilhosa durante alguns anos.
No sábado, dia 06/04, no Sobrado dos Azulejos, das 09h às 13h e das 15h às 17h serão elaborados, debatidos e apresentados os grupos trabalhos. Às 20h, no Paço Municipal, será a vez da Cientista Social Natália Carnovale, coordenadora de Projetos Estratégicos e do Conselho Econômico e Social da cidade de Rosários, Argentina, que apresentará palestra com o tema "Participação, Planejamento e Projeto".
No último dia, domingo, 07/04, das 9h às 13h acontecem, no Sobrado dos Azulejos, as relatorias de cada GT, com conclusões gerais e elaboração do documento final. No domingo pela manhã também serão realizadas visitas guiadas a Visitas Guiadas ao Centro Histórico, Molhes e Cassino, Super Porto, São José do Norte, além de Passeio de Barco. Para encerrar as atividades, a Caravana convida, a partir das 13h, para um almoço de confraternização na Festa do Mar.
Com o objetivo de passar por diversos estados do país, o Seminário Q + 50 iniciou no Rio de Janeiro, em fevereiro. Além de Rio Grande, no RS, outras cidades receberão o projeto, entre estas: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.

Confira a programação completa aqui.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →