Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Saberes, Lutas e Territórios Negros em Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
No mês da Consciência Negra e em meio a importantes debates sobre as lutas da população negra, o IAB RS se faz espaço de apoio na pauta antirracistas e compreende a importância de falarmos sobre como os processos de racialização configuram nossas cidades. É nesse contexto que foi realizada a live ‘Saberes, Lutas e Territórios Negros em Porto Alegre: para além do Novembro Negro’ na noite desta quarta, dia 25 de novembro.

Participaram Geneci Flores e Onir Araújo, da Frente Quilombola RS, e Daniele Vieira, geógrafa e pesquisadora dos Territórios Negros de Porto Alegre. A mediação foi de Thaise Machado, arquiteta e urbanista e pesquisadora da arte e cultura nos Territórios Negros.

Thaise destacou a chamada ‘para além do novembro negro’, já que “a luta consiste em outros dias meses e séculos, vem de muito tempo”. E lamentou o assassinato de João Alberto Freitas, pela “condição estrutural que vem interrompendo vidas negras de forma secular”.

Daniele apresentou sua pesquisa que retoma a história de ocupação dos espaços pela população negra na Capital gaúcha, brutalmente afetada pelos processos tidos como “modernização” da região central da cidade. As grandes obras do século XIX e XX levou à periferização da população empobrecida, em sua maioria negra.

Ainda assim, Daniele destaca que “a presença negra no espaço urbano não pode ser narrada apenas a partir desse processo de deslocamento”. A pesquisadora reconhece que trabalhos sobre o processo de segregação,que relatam a violência sofrida, são legítimos. E, para além disso, “precisamos, em respeito à luta dessas pessoas, trazer o protagonismo desses grupos na constituição dos antigos povos negros”.

Geneci citou os oito territórios quilombolas urbanos de Porto Alegre – Alpes, Areal da Baronesa, Fidelix, Silva, Lemos, Machado, Flores e Família Ouro -, e afirma acreditar que existam mais que esses. Todos vivem em situação de risco, agravada pela situação de pandemia.

Onir lembrou da recomendação de não se fazer reintegração durante a pandemia. Os processos em andamento, nomeadamente o caso do Quilombo Lemos, é fruto da violência contra o povo negro. “Territorio é a proteção que temos. A cada grande obra da cidade, a alça de mira é a destruição desses territorios, expulsão, descaracterização, inclusive nominal”, disse.

O discurso de Onir e Geneci converge quando expõem a tradução dessa violência cotidiana. “A partir do momento que coloca o pé para fora da porta, a gente sofre algum preconceito. E, para não ter confronto, muitos baixam a cabeça”, lamenta Geneci. “Coisas banais como ir ao supermercado ou pegar filhos na escola é uma atividade de altissimo risco. O que estamos percebendo é que essa destruição é conjunta, ligada”, completa Onir.

No encerramento, Thaise provoca que debates como esse continuem em outras oportunidades. A live está salva na página do IAB RS no facebook.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →