Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Salma Cafruni recebe Medalha Gastão Bahiana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Homenagem foi realizada na 172ª Reunião do Conselho Superior do IAB no Rio de Janeiro

Por Sabrina Ortácio

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) realizou na última sexta-feira (14/10) na 172ª Reunião do Conselho Superior, no Rio de Janeiro, uma cerimônia de homenagens e entrega de medalhas e colares para arquitetos e urbanistas que marcaram a história de entidade.

A arquiteta gaúcha Salma Cafruni recebeu emocionada a comenda Medalha Gastão Bahiana de Mérito Institucional do IAB. Em sua fala, Salma Cafruni fez questão de compartilhar a homenagem com colegas arquitetos do IAB RS. “Ao longo de seus 74 anos o IAB RS se tornou uma entidade respeitada, uma casa de grandes debates e de grande importância política e profissional”, destacou.

Ela também compartilhou a homenagem com todos os arquitetos da direção nacional do IAB que não mediram esforços para que a entidade chegasse aos 100 anos. “Não é qualquer entidade que festeja um centenário e a nossa é primeira”, falou orgulhosa.

Para Rafael Passos, presidente do IAB RS e vice-presidente nacional do IAB, Salma tem uma atuação constante na entidade. “Sua contribuição sempre foi muito importante em ações e tarefas longe dos holofotes. Essa merecida homenagem é o reconhecimento dessa trajetória. Salma guarda muito da memória viva de nosso IAB”, destacou o presidente.

 

Na mesma noite, também receberam honrarias mais quatro arquitetos brasileiros. Receberam as Medalhas Gastão Bahiana os conselheiros Antônio Moraes de Castro e Vera França e Leite. A Medalha Lúcio Costa foi concedida ao arquiteto Luiz Carlos Toledo e o  Colar do IAB arquiteta Dora Alcântara.

A 172ª Reunião do Conselho Superior da entidade aconteceu entre os dias 12 e 14 de outubro na sede do departamento Rio de Janeiro. O evento debateu pautas como ordenamento do território, desafios ambientais e a moradia digna, programas de voluntariado, entre outros temas.

 

Crédito fotos: @raphaelmagalhaessouza / Raphael Magalhães

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →