Santa Catarina terá a primeira feira do setor do vidro e do alumínio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Será realizada em Joinville (SC), nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a II Feira Nacional do Vidro e Alumínio (Fenavid). Cerca de 100 expositores estarão apresentando lançamentos e novidades em vidro e alumínio, voltados para todo o setor da construção civil. A expectativa dos organizadores é receber 10 mil visitantes, entre vidraceiros, decoradores, designers, arquitetos, engenheiros e especificadores em geral. O evento, que acontecerá no Parque da Expoville, contará com palestras ministradas por instrutores da Escola do Vidraceiro, de São Paulo, direcionadas ao público visitante. Entre os apoiadores estão o Crea-SC, o IAB–SC, o Sebrae-SC, a Afeal (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), a Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), entre outras entidades. O apoio das instituições vale pela proposta da Fenavid de levar tecnologias e novos produtos a todas as regiões do país. Para o engenheiro Celso Ramos Fonseca, presidente do Crea-SC, a realização do evento será um grande estímulo às empresas e aos profissionais da região, principalmente para aqueles que atuam na parte técnica, uma área que sofre constante transformação. “Atualmente, o vidro é peça integrante e fundamental do projeto arquitetônico. Tem forte influência no conforto, na economia e segurança de qualquer edifício. A Fenavid, como grande exposição de novas tecnologias e produtos, dará aos profissionais mais opções para futuramente escolherem os materiais mais adequados”, afirma. Assim como Fonseca, o presidente do IAB-SC, Emerson da Silva, acredita que a feira será um ponto de encontro dos profissionais de um mesmo segmento, contribuindo para a realização de novos projetos e parcerias em Santa Catarina e nas localidades próximas. “A troca de informações e o contato com as novidades do mercado proporcionam ao arquiteto novas alternativas em seus projetos. Neste cenário, a feira surge como o espaço apropriado para a realização de encontros com esta finalidade”, diz o arquiteto. Apontando as novas possibilidades dos produtos aos profissionais da construção civil, a feira vai alavancar o consumo de vidro e alumínio na região, uma necessidade que se torna ainda maior com a inauguração da nova linha de produção de vidro da Cebrace, em Barra Velha (SC), produzindo 200 mil toneladas ao ano. Cláudio Cruz, presidente da Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), aponta uma situação um tanto preocupante no ramo: “Baseado nos investimentos do setor e na quantidade de fornos existente no Estado, caso o consumo não aumente pelo menos de 20 a 30 %, estaremos com máquinas ociosas, comprometendo os investimentos e a saúde financeira das empresas, com margens reduzidas pelo excesso de concorrência”, diz.
Com um quadro semelhante ao do vidro, o setor do alumínio também busca maneiras de aumentar a demanda, considerada reprimida pelo desconhecimento dos produtos e as suas corretas aplicações. Mas, para o presidente da Afeal (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de alumínio), Antonio Molina, ao ser realizada numa região economicamente forte, a feira vai ser um bom canal para difundir essas informações. “A Fenavid – Joinville será, sem dúvida, um momento marcante para o mercado de esquadrias e vidros. Acreditamos que despertará o interesse das construtoras, arquitetos, fabricantes de esquadrias e empresas ligadas ao vidro, que poderão conhecer as novidades e o desenvolvimento tecnológico dos produtos específicos do setor. “ diz Molina.
Mais informações sobre a Fenavid, acesse o site http://www.fenavid.com/ (http://www.fenavid.com/)
Assessoria de Imprensa
Mariana Queiroz/Cristina Gonzalez

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Exposição mistura registro técnico e visão artística de patrimônio cultural edificado

A arte do tempo traz à tona os efeitos sobre estruturas edificadas, como as trincas, os musgos e as rachaduras. Essa percepção que poderia ser apenas técnica para o profissional de arquitetura acostumado a vivenciar a rotina do patrimônio cultural se transforma em um viés artístico por meio da exposição “A arte na patologia ou a patologia na arte?”, realizada pelo Studio1 Arquitetura para comemorar os seus 15 anos de atividade.

Leia Mais →

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →