Será realizada em Joinville (SC), nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a II Feira Nacional do Vidro e Alumínio (Fenavid). Cerca de 100 expositores estarão apresentando lançamentos e novidades em vidro e alumínio, voltados para todo o setor da construção civil. A expectativa dos organizadores é receber 10 mil visitantes, entre vidraceiros, decoradores, designers, arquitetos, engenheiros e especificadores em geral. O evento, que acontecerá no Parque da Expoville, contará com palestras ministradas por instrutores da Escola do Vidraceiro, de São Paulo, direcionadas ao público visitante. Entre os apoiadores estão o Crea-SC, o IAB–SC, o Sebrae-SC, a Afeal (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), a Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), entre outras entidades. O apoio das instituições vale pela proposta da Fenavid de levar tecnologias e novos produtos a todas as regiões do país. Para o engenheiro Celso Ramos Fonseca, presidente do Crea-SC, a realização do evento será um grande estímulo às empresas e aos profissionais da região, principalmente para aqueles que atuam na parte técnica, uma área que sofre constante transformação. “Atualmente, o vidro é peça integrante e fundamental do projeto arquitetônico. Tem forte influência no conforto, na economia e segurança de qualquer edifício. A Fenavid, como grande exposição de novas tecnologias e produtos, dará aos profissionais mais opções para futuramente escolherem os materiais mais adequados”, afirma. Assim como Fonseca, o presidente do IAB-SC, Emerson da Silva, acredita que a feira será um ponto de encontro dos profissionais de um mesmo segmento, contribuindo para a realização de novos projetos e parcerias em Santa Catarina e nas localidades próximas. “A troca de informações e o contato com as novidades do mercado proporcionam ao arquiteto novas alternativas em seus projetos. Neste cenário, a feira surge como o espaço apropriado para a realização de encontros com esta finalidade”, diz o arquiteto. Apontando as novas possibilidades dos produtos aos profissionais da construção civil, a feira vai alavancar o consumo de vidro e alumínio na região, uma necessidade que se torna ainda maior com a inauguração da nova linha de produção de vidro da Cebrace, em Barra Velha (SC), produzindo 200 mil toneladas ao ano. Cláudio Cruz, presidente da Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), aponta uma situação um tanto preocupante no ramo: “Baseado nos investimentos do setor e na quantidade de fornos existente no Estado, caso o consumo não aumente pelo menos de 20 a 30 %, estaremos com máquinas ociosas, comprometendo os investimentos e a saúde financeira das empresas, com margens reduzidas pelo excesso de concorrência”, diz.
Com um quadro semelhante ao do vidro, o setor do alumínio também busca maneiras de aumentar a demanda, considerada reprimida pelo desconhecimento dos produtos e as suas corretas aplicações. Mas, para o presidente da Afeal (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de alumínio), Antonio Molina, ao ser realizada numa região economicamente forte, a feira vai ser um bom canal para difundir essas informações. “A Fenavid – Joinville será, sem dúvida, um momento marcante para o mercado de esquadrias e vidros. Acreditamos que despertará o interesse das construtoras, arquitetos, fabricantes de esquadrias e empresas ligadas ao vidro, que poderão conhecer as novidades e o desenvolvimento tecnológico dos produtos específicos do setor. “ diz Molina.
Mais informações sobre a Fenavid, acesse o site http://www.fenavid.com/ (http://www.fenavid.com/)
Assessoria de Imprensa
Mariana Queiroz/Cristina Gonzalez
Atuação profissional no patrimônio no contexto da crise climática encerra ciclo de palestras no IAB RS
O último encontro promovido pelo IAB RS em função do mês do patrimônio ocorreu na noite de quarta-feira (4), na sede da entidade, em Porto Alegre, e destacou a função do profissional do setor diante do contexto de emergência climática.