Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

São Leopoldo realiza reunião setorial do Plano Local de Habitação de Interesse Social

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Habitação, realiza nesta terça-feira, dia 2 de maio, às 18h30min, no Auditório do Círculo Operário Leopoldense (COL) – rua Primeiro de Março, 776, Centro –, uma reunião setorial do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O encontro é direcionado a empresários e profissionais do setor privado que produzem habitação de interesse social no Município.

A atividade subsidiará a elaboração do Diagnóstico Habitacional no Plano, documento de fundamental importância para o planejamento estratégico da política pública de habitação de interesse social de São Leopoldo.

O que é o PLHIS?
O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) é o planejamento para as ações que cada município deve executar no setor de habitação. O PLHIS deverá apontar caminhos para o município propor, incentivar e executar ações que venham a melhorar a vida de seus moradores.
Por habitação de interesse social entende-se toda a habitação destinada a famílias com renda de até três salários mínimos nacional. Desta forma, o PLHIS serve para que o município possa planejar e saber exatamente para onde e como vai crescer.
É importante lembrar que as cidades que possuem PLHIS terão prioridade na distribuição dos recursos na área de habitação.

Casa ou Moradia?
Entende-se por “casa”, uma estrutura construída pelo homem cuja função é constituir-se de espaço físico para este indivíduo, ou conjunto de indivíduos, habitar. Habitar de tal forma, que eles estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores, servindo também de refúgio para estes indivíduos.
Já “moradia” é aquela casa que dispõe de instalações sanitárias adequadas que garantam as condições de habitabilidade, e que seja atendida por serviços públicos essenciais, entre eles: água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública, coleta de lixo, pavimentação e transporte coletivo, com acesso aos equipamentos sociais básicos como: escola, trabalho, serviços de saúde, entre outros.

Como o PLHIS será feito?
O Plano Local de Habitação de Interesse Social, será baseado principalmente no direito de todo cidadão a ter moradia digna e ao solo urbano regularizado, dotado de infra-estrutura básica (água, luz, esgoto, transporte público, etc.).

O PLHIS será dividido em três etapas distintas:

Etapa I – Metodologia (etapa concluída!)
Etapa II – Diagnóstico do Setor Habitacional (em andamento)
Etapa III – Estratégias de Ação (por iniciar)

Quem participa?
Como o PLHIS depende da participação de toda a comunidade de São Leopoldo, a opinião de todos será ouvida, ninguém melhor que a comunidade para saber a realidade local. Desta forma a participação de todos é essencial para boa elaboração do projeto.

Como contribuir?
O Plano Local de Habitação Interesse Social de São Leopoldo, contará com a contribuição de toda a população. Esta deverá participar das reuniões que acontecerão ao longo do desenvolvimento do plano com objetivo de buscar atender as expectativas da população. Contamos com a presença de todos, para assim buscarmos direto da população, quais as suas necessidades. Participando todos estarão contribuido para que São Leopoldo torne-se uma cidade melhor para morar.
Os encontros com a comunidade se darão em dois momentos distintos por região, ou seja, no primeiro momento iremos entender a realidade local, como você mora e como gostaria de morar. Já no segundo momento voltaremos para mostrar nossas soluções contaremos com a participação de todos para aprovar e sugerir melhorias para nossas idéias.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →