Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Seminário Q+50 Rio Grande – PROGRAMAÇÃO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cidade do Rio Grande, 5 a 7 de abril de 2013.
Paço Municipal e Sobrado dos Azulejos

Seminários de Política Urbana em comemoração aos 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, RJ, no ano de 1963.
“A moradia brasileira – produção familiar, interface do formal e informal, a dinâmica do mercado imobiliário; aspectos sociais e o passivo habitacional.”
A primeira edição do Q+50 foi realizado no Rio de Janeiro, em março, sendo previstas mais 5 edições ao longo deste ano nas cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.


PROGRAMA

5 DE ABRIL  |  sexta-feira
15h00 a 17h00 Recepção e Credenciamento
17h00 a 19h00 Mesa Redonda: “A Moradia Brasileira”
                             Claudia Pires (MG)
                             Elisabeth França (SP)
                             Pablo Benetti (RJ)

                             Debate. Mediação: Pedro da Luz (RJ)
19h30 a 20h00 Cerimônia de Abertura
                             Instituto de Arquitetos do Brasil
                             Governo Federal
                             Governo do Estado do Rio Grande do Sul
                            Prefeitura Municipal de Rio Grande
                            Entidades
20h00 a 22h00 Conferência: “A Moradia Brasileira”
                           Sérgio Magalhães – Presidente Nacional do IAB
                           Debate
6 DE ABRIL  |  sábado
9h30 a 12h30 Debate: “Participação, Planejamento e Projeto”
                          Claudia Favaro (RS)
                          Julio Dorneles (RS)
                          Demetre Anastassakis (RJ)

                          Debate e Sistematização de Temas para Grupos de Trabalho
                          Mediação: Clovis Ilgenfritz da Silva (RS)
12h30 a 14h00 Almoço
14h00 a 17h00 Grupos de Trabalho: Discussão
                          G1 – Participação
                          G2 – Planejamento
                          G3 – Projeto
17h00 a 19h00 Grupos de Trabalho: Plenária
                          G1 – Participação
                          G2 – Planejamento
                          G3 – Projeto
                          Apresentação de encaminhamentos e propostas
20h00 a 21h30 Conferência: “Planejamento e Participação”
                           Natália Carnovale – Coordenadora de Projetos Estratégicos, Municipalidad de Rosario, AR
                           Debate
7 DE ABRIL  |  domingo
9h30 a 13h00 Documento Final
                          Relatoria dos GTs e Documento Final

EVENTOS PARALELOS
Caravana da Arquitetura  – IAB RS + CAU BR
5 DE ABRIL  |  sexta-feira  |  17h00  |  Praça Central Roda de Chimarrão
6 DE ABRIL  |  sábado  |  21h00  |  local a confirmar Confraternização
7 DE ABRIL  |  domingo  |  9h00 a 13h00 Visitas Guiadas
Centro Histórico, Super Porto, Molhes e Cassino, São José do Norte, Passeio de Barco
7 DE ABRIL  |  domingo  |  13h00  |  Festa do Mar Anchova na Festa do Mar
CONVIDADOS
Sérgio Magalhães
Arquiteto pela UFRGS em 1967, professor UFRJ, doutor em Urbanismo. Diversos cargos públicos na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na Prefeitura de Niterói e no Governo do Estado do Rio de Janeiro – secretarias de Urbanismo, Habitação, Projetos Especiais e Desenvolvimento Urbano. Presidente do IAB RJ e Presidente Nacional do IAB.
Natália Carnovale
Cientista Política. Coordenadora de Projetos Estratégicos do Gabinete Municipal de Rosario, Argentina, e Coordenadora do Conselho Econômico e Social da Municipalidad de Rosario. Ex Coordenadora do Plano Estratégico da cidade de Rosario.
Claudia Favaro
Arquiteta e Urbanista pela Unisinos em 2008. Coordenadora do Setor de Habitação do Movimento dos Sem Terra do RS. Integrante da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa representando o Comitê Popular da Copa de Porto Alegre.
Claudia Pires
Arquiteta e urbanista. Especialista em Urbanismo e em Planejamento. Mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutoranda na USP. Atuação na área de projetos, administração pública e conselhos representativos. Conselheira Federal MG do CAU BR. Ex presidente do IAB MG. Atual Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de Nova Lima, MG.
Demetre Anastassakis
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ em 1973, pós graduação em planejamento urbano e regional com larga experiência e premiações em projetos para habitação popular e reurbanização de favelas. Ex Presidente do IAB RJ e do IAB nacional. Vice Presidente do SINAENCO RJ.
Elisabeth França
Arquiteta e Urbanista pela UFPR em 1980, mestre e doutora pela Mackenzie. Ampla atuação na administração pública na área da habitação e do desenvolvimento urbano. Atual Secretaria Municipal de Habitação da cidade de São Paulo, responsável pelo maior programa de urbanização de favelas da América Latina em andamento na cidade se São Paulo.
Julio Dorneles
Teólogo e historiador, especialista em Administração Pública, Coordenador-geral da Federação das Associações de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul – FAMURS, com atuação na área da saúde, do saneamento e do meio ambiente na região metropolitana de Porto Alegre.
Pablo Benetti
Arquiteto formado na Argentina em 1973, mestrado em Planejamento Urbano pela UFRJ, e doutorado pela USP. Atuação na área do projeto e premiado em vários concursos entre estes o “Rio Cidade I” e o “Favela –Bairro”. Ex Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e Presidente do Comitê Técnico do Plano Diretor da Universidade.
Clovis Ilgenfritz da Silva
Arquiteto e urbanista pela UFRGS em 1965. Ampla atuação na área de projetos e na administração pública. Autor do projeto de lei da Assistência Técnica à Moradia. Ex presidente do Sindicato dos Arquitetos do RS e da Federação Nacional dos Arquitetos – FNA. Conselheiro Superior do IAB RS.
Pedro da Luz Moreira
Arquiteto e urbanista pela UFRJ em 1983, mestre e doutor pelo PROURB da UFRJ. Ex professor da PUC RJ e professor da UFF. Com atuação na área de projetos em arquitetura e urbanismo e planejamento na Archi 5 arquitetos associados. Membro da direção nacional do IAB.
Organização:
Instituto de Arquitetos do Brasil
Apoio Institucional:
Conselho de Arquitetura e Urbanismo – RS
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas
Federação das Associações de Municípios do RS
Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →