Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Setor de Engenharia e Arquitetura será parceiro da SEMA na qualificação dos municípios à gestão ambiental

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O encontro com entidades e associações de engenheiros e arquitetos do Rio Grande do Sul com o secretário Berfran Rosado, ocorrido na manhã de quinta-feira, dia 12 de março de 2009, deu espaço para a troca de impressões e avaliações sobre os serviços ambientais oferecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Fepam. Além destas análises, o setor reconheceu que pode interagir mais com os órgãos ambientais e pode se aliar à Sema, oferecendo cursos e capacitação para os técnicos dos municípios que estão habilitados ou buscam a qualificação no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga).

Berfran informou que tem entre suas prioridades a qualificação dos serviços, sobretudo, os licenciamentos ambientais, a intensificação da política de descentralização, através dos balcões unificados, além do aumento de ações de fiscalização. Por sua vez, as entidades se comprometeram a fazer outras sugestões à secretaria, a fim de aumentar a interação do setor com os órgãos ambientais. Neste sentido, ficou acertada uma reunião entre os profissionais de engenharia e arquitetura com os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) para breve.

Dentre as sugestões que surgiram ainda na reunião, destaca-se a da Sociedade de Engenharia, que entende ser importante a criação de conselhos regionais de meio ambiente, também no conceito de descentralização. Berfran lembrou que o Ministério Público estabeleceu sua regionalização ambiental baseando-se nas bacias hidrográficas, o que também poderia ser feito pelos órgãos ambientais do Estado, garantindo a facilitação dos trabalhos em todas as esferas.

Estiveram presentes ao encontro, o diretor do DRH, Paulo Paim e diretores da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge); Sociedade de Engenharia do RS (Sergs); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea); Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS); Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinducon-RS); Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco-RS).

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →