Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Solenidade na sede do IAB-RJ comemora os 90 anos do Instituto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A noite de quarta-feira, 26 de janeiro, foi de celebração na sede do IAB-RJ: a abertura da 136ª reunião do Conselho Superior do IAB; a aprovação da lei que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR); a comemoração dos 90 anos do IAB; e muitas homenagens. Com a presença do secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, o governador Sérgio Cabral foi eleito a Personalidade do ano 2010 pelo IAB-RJ, por conta de sua política de retomada de territórios anteriormente dominados pelo tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro.

A noite começou com um momento de emoção, com o pedido de um minuto de silêncio pelas vítimas das chuvas em Minas Gerais, São Paulo e, especialmente, na região serrada do Rio de Janeiro. Uma nota pública foi distribuída entre os convidados, em que o IAB manifesta-se solidário com a população das áreas atingidas e faz uma análise dos problemas estruturais crônicos que causaram a tragédia, colocando-se à disposição da sociedade “para ajudar a construir uma agenda positiva que envolva prevenção, planejamento e uso consciente de nossos recursos públicos e ambientais.”

A solenidade – cuja mesa foi composta, além do secretário de Habitação e do governador Sérgio Cabral, pelo presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães e do presidente nacional do IAB, Gilson Paranhos – contou com a presença de presidentes e representantes de diversar entidades representativas do país, como a Associação Brasileira de Imprensa, o Clube de Engenharia, os presidentes das entidades co-irmãs AsBEA, Ronaldo Rezende; ABAP, Saide Kahtouni; FNA, Angelo Arruda; ABEA, José Antonio Lanchotti, e foi aberta com um pequeno retrospecto da história do instituto. Foram exibidas imagens de todos os presidentes do IAB e de todos os presidentes do IAB-RJ, bem como dos projetos premiados pela instituição e concursos realizados em cada gestão.

Em seguida, o arquiteto Walmir Amaral fez umahomenagem aos100 anos do arquiteto Henrique Ephim Mindlin, ex-presidente do IAB-RJ e um dos mais importantes representantes da arquitetura modernano país. Durante a leitura foram projetadas imagens de alguns dos seusprojetos mais importantes.Entre eles, o edifício Avenida Central, os prédios do Jornal do Brasil, O Globo, O Dia e Lance, do Hotel Sheraton-RJ, entre muitos outros. A filha do arquiteto, Kátia Mindlin, subiu ao palco para receber a homenagem do presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães.“Meu pai projetou a arquitetura brasileira no exterior, deixou um legado importante. E é muito bom ver que esta chama continua acesa”, disse ela.

Em seu discurso, o presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães, citou a luta, a esperança e a realização do IAB nestes 90 anos, festejou o processo de cessão definitiva da sede à entidade por parte do governo estadual, e celebrou a inauguração da exposição e edição do catálogo dos 40 projetos do Concurso Morar Carioca. “Foram cerca de 800 profissionais de todo o país em 87 equipes, que contribuem com uma reflexão abrangente sobre um de nossos problemas mais cruciais, a habitação popular urbana”, disse o presidente do IAB-RJ,

Ao final do discurso, Magalhães sintetizou o sentimento da entidade e dos profissionais que a compõem, citando a solidariedade do IAB e dos arquitetos aos que sofrem e defendem o esforço para construir um novo modelo de planejamento e urbanização. “Com planos e obras emergenciais, mas também com planos e obras duradouros. Vitoriosa a política de constitucionalização da cidade, precisamos de uma política duradoura que considere a realidade de nossa cidade metropolitana.”. E, dirigindo-se diretamente ao governador, o presidente do IAB-RJ finalizou: “Governador Sérgio Cabral: saiba que o Rio de Janeiro pode sempre contar com os arquitetos para desenhar e construir cidades melhores, mais justas, bonitas, acessíveis, sustentáveis. Que respeitem a cultura e o ambiente, mas que, sobretudo, sejam o lugar da liberdade”, encerrou, muito aplaudido, Sérgio Magalhães.

Em seguida foi a vez de o presidente nacional do IAB, Gilson Paranhos, comemorar. “E temos muito o que festejar”, iniciou Paranhos. “Os 90 anos de luta de uma entidade com vitalidade ininterrupta. Os 52 anos de luta pela emancipação de nossa profissão; e os 27 dias, 3 horas e alguns minutos da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil”, disse o presidente do IAB, ovacionado pelos arquitetos presentes.

Por sua contribuição na criação do CAU, Jenner de Morais e Pedro Krohenbuhl subiram ao palco para receber uma placa comemorativa, entregue pelo presidente do IAB. Da mesma forma, foram agraciados com a homenagem os deputados que tiveram participação decisiva na criação do Conselho. Gilson Paranhos agradeceu o empenho de parlamentares nesta conquista, citou a realização dos concursos públicos como uma poderosa ferramenta de democratização e decretou: o futuro chegou. “IAB e arquitetos: temos que nos manter unidos, atentos, participativos e pró-ativos na construção deste maravilhoso país”, finalizou o presidente do instituto.

Ao receber a placa comemorativa do título de Personalidade do Ano, o governador Sérgio Cabral cumprimentou autoridades e convidados presentes. “É uma grande alegria receber uma homenagem como esta. Da mesma forma, é um grande prazer estar participando do processo de renascimento do Rio de Janeiro, da retomada do papel de vanguarda do estado, e que o IAB também ajudou a escrever”, disse o governador, que brincou: “Eu sempre digo que São Paulo é o hardware e o Rio, o software. E nada mais software do que a profissão de arquiteto”. O governador ressaltou o momento pelo qual o Rio de Janeiro atravessa – e as perspectivas positivas de futuro, com a agenda de eventos incluindo Olimpíadas e Copa do Mundo. “Essa combinação é única e será pelos próximos 50 anos”, afirmou Cabral que, muito simpático, agradeceu à esposa, a primeira-dama Adriana Anselmo, presente na platéia e homenageada com um buquê de flores.

A solenidade foi encerrada pelo presidente Gilson Paranhos, que declarou aberta a 136ª reunião do Conselho e convidou a todos para o coquetel – ao som da banda Samba Jazz. Uma justa celebração de uma noite com muito a comemorar.

Fonte: IAB-RJ

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →