O vice-presidente do SAERGS – Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul -, André Huyer, solicitou retificações nos textos relativos às obras de construção do novo Teatro da OSPA e do Multipalco Theatro São Pedro, publicados em 31 de dezembro de 2003 no caderno Perspectivas 2003 . No texto sobre a OSPA, o projeto aparece como sendo assinado pelo arquiteto Ismael Solé. De fato, o projeto é de Solé, mas ele é engenheiro civil. O engenheiro ainda foi citado como um dos autores do projeto do Multipalco, trabalho elaborado pelos arquitetos Júlio Ramos Collares e Dalton Bernardes, que venceram o concurso público organizado há alguns anos pelo Governo do Estado e pelo IAB-RS. A construção do Teatro da OSPA está causando ainda mais polêmica entre os arquitetos. O projeto, avaliado em R$ 10 milhões, não passou por seleção em concurso público. O vice-presidente do IAB-RS, Iran Rosa, criticou a forma como está sendo levado este problema no texto Bisturis, Batutas e Urbanidade , publicado na Revista Aplauso nº 52, de dezembro de 2003, que se encontra à venda nas bancas.
Leia um trecho deste texto:
“Esta é uma operação sem plástica, em que é enxertado um abcesso em forma de caixa de sapatos, em que o tecido urbano é rasgado, gerando desmedida cicatriz e consolidando um verdadeiro nó nesse sistema viário em iminente trombose”. Revista Aplauso nº 52, dezembro de 2003.
Atuação profissional no patrimônio no contexto da crise climática encerra ciclo de palestras no IAB RS
O último encontro promovido pelo IAB RS em função do mês do patrimônio ocorreu na noite de quarta-feira (4), na sede da entidade, em Porto Alegre, e destacou a função do profissional do setor diante do contexto de emergência climática.