Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Tecnologia da informação: como não subtilizar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estatísticas demonstram que a produtividade do hardware cresce exponencialmente – máquinas cada vez menores, mais potentes e com custo decrescente; a produtividade dos softwares tem aumentado linearmente – na média não tem uma interface amigável e tem custo elevado e, enquanto isso, a velocidade com que as pessoas aprendem e aplicam essas novas tecnologias aumenta muito lentamente. GRÁFICO Como vergar a linha de produtividade das pessoas? Antes de tudo é preciso entender que a tecnologia da informação não pode orientar e sim servir, pois é apenas uma ferramenta que executa de forma veloz e precisa tarefas previamente programadas, processando dados fornecidos por aqueles que a operam . Portanto, para não subtilizar essa tecnologia, é preciso estabelecer a serviço do que ela vai estar . Por exemplo, um software de CAD (Computer Aided Design, que em bom Português significa Projeto Assistido por Computador ) pode servir para que?
“Criar” estados estéticos? Isso é mito …
Ser apenas um desenhador? Por que não? Só não invista muito para isso. Existem tecnologias adequadas a todas as finalidades e orçamentos, basta procurar.
Auxiliar na tomada de decisões do projeto? Com certeza um software de CAD, dependendo de como você fornece e organiza os seus dados dentro dele, pode servir de maneira inquestionável e eficiente a esse propósito. Viabilizar uma idéia? Veja os depoimentos da equipe do arquiteto Frank Gehry, do uso da tecnologia CATIA (Computer Aided Three-dimensional Interactive Aplication – Dessalt Systemes – França ) para o projeto e execução do Rock Temple – Seattle – EUA:
“O modelo eletrônico era tão completo que os projetos executivos em papel se tornaram irrelevantes. As 21.000 peças em metal que formam a casca externa foram cortadas a laser pelos dados gerados no modelodigital”. (www.architectureweek.com) Arq. Frank Gehry- Rock Temple – Seattle- USA
Para otimizar o uso da tecnologia, o seu tempo e o seu investimento, estabeleça os seus objetivos, planeje estrategicamente e invista na tecnologia e no treinamento adequados aos propósitos desse planejamento. Arq. Gianpietro Sanzi
Especialista em projeto assistido por computador, desenho industrial e comunicação;
autor do livro “Projetando com Arqui 3D” – Ed. Érica – São Paulo – 1999

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →