Templo Memorial – Restauração e Reconstrução – livro de Felipe Altermann

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O estudante de arquitetura Felipe Altermann é autor da obra Templo Memorial – Restauração e Reconstrução , resultado do Projeto de Residência Acadêmica, que teve orientação do professor e arquiteto José Albano Volkmer, presidente do IAB-RS. O livro trata da restauração e reconstrução do Templo da IECLB de Santa Cruz do Sul, abordando desde a história dos templos desta confissão religiosa na cidade até sua arquitetura e processos de restauro. O livro é bilíngüe (em português e alemão), e está à venda em Santa Cruz do Sul e em Porto Alegre, na Livraria do Arquiteto. O lançamento ocorreu no dia 3 de dezembro, em cerimônia oficial no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Leia abaixo um trecho do texto de apresentação do livro, de autoria de José Albano Volkmer. “O Projeto Residência Acadêmica do estudante de arquitetura e urbanismo Felipe Altermann se caracteriza, pois, por uma investigação do processo de intervenção no Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB -, no Centro da Cidade de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em especial, o Projeto objetivou a observação, o estudo, o acompanhamento e a elaboração de um livro de registro da história recente do Templo, envolvendo entrevistas, consultas, leituras, estudos e apreciações críticas sobre o processo de restauração deste edifício religioso.
A publicação desta obra, portanto, é o coroamento de um enorme esforço de integração da universidade com a comunidade de Santa Cruz do Sul e, em particular, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS com o Templo da IECLB/Centro de Santa Cruz do Sul, numa enriquecedora síntese de processo de indagação acadêmica e de interpretação do processo de salvamento do edifício e das motivações da comunidade confessional e da sociedade local.”
Arq. José Albano Volkmer

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →