O estudante de arquitetura Felipe Altermann é autor da obra Templo Memorial – Restauração e Reconstrução , resultado do Projeto de Residência Acadêmica, que teve orientação do professor e arquiteto José Albano Volkmer, presidente do IAB-RS. O livro trata da restauração e reconstrução do Templo da IECLB de Santa Cruz do Sul, abordando desde a história dos templos desta confissão religiosa na cidade até sua arquitetura e processos de restauro. O livro é bilíngüe (em português e alemão), e está à venda em Santa Cruz do Sul e em Porto Alegre, na Livraria do Arquiteto. O lançamento ocorreu no dia 3 de dezembro, em cerimônia oficial no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Leia abaixo um trecho do texto de apresentação do livro, de autoria de José Albano Volkmer. “O Projeto Residência Acadêmica do estudante de arquitetura e urbanismo Felipe Altermann se caracteriza, pois, por uma investigação do processo de intervenção no Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB -, no Centro da Cidade de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em especial, o Projeto objetivou a observação, o estudo, o acompanhamento e a elaboração de um livro de registro da história recente do Templo, envolvendo entrevistas, consultas, leituras, estudos e apreciações críticas sobre o processo de restauração deste edifício religioso.
A publicação desta obra, portanto, é o coroamento de um enorme esforço de integração da universidade com a comunidade de Santa Cruz do Sul e, em particular, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS com o Templo da IECLB/Centro de Santa Cruz do Sul, numa enriquecedora síntese de processo de indagação acadêmica e de interpretação do processo de salvamento do edifício e das motivações da comunidade confessional e da sociedade local.”
Arq. José Albano Volkmer

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre
A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.