Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Torres realiza evento de Ato de Fundação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na última sexta-feira, 14/12, aconteceu o Ato de Fundação do Núcleo IAB Torres e Região. Arquitetos e urbanistas da região, assim como diversas autoridades locais, estiveram reunidos para o evento que aconteceu na Igreja São Domingos em Torres. A atividade também teve por objetivo comemorar o Dia do Arquiteto, 15/12.
O evento congregou os profissionais e divulgou o papel da categoria na construção de cidades qualificadas e inclusivas. Entre as propostas do Núcleo apresentadas na noite, destaca-se a principal: promover atividades que demonstrem na prática o trabalho do arquiteto e urbanista e que impulsionem iniciativas da comunidade local.
Além de representantes de diversas instituições, como Rotary, Lions, Creci, Crea, Ulbra, Associação de Construtores, União dos Moradores, Oab e Sindilojas-Cdl, esteve presente a prefeita eleita, Nílvia Pinto Pereira, que recebeu o Decálogo Dez Pontos por um Projeto de Cidade e elogiou  iniciativa. O presidente da Câmara de Vereadores, Ildefonso Brocca, também presente, fez um relato sobre a importância do Plano Diretor de 1995 na estratégia de qualificação da cidade.
As arquitetas colegas Laïs Salengue e Salma Cafruni também representaram o Departamento Estadual. Em suas falas elas discorreram sobre a história do IAB e a interiorização por meio dos núcleos, importantes na organização da classe e na divulgação e resolução das questões locais. Laïs e Salma foram agraciadas pelo Núcleo com uma placa em reconhecimento ao relevante legado em prol do urbanismo da cidade, que resultou no Plano Diretor de 1995. Em seguida, o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, ex-presidente do IAB e responsável pelo restauro, discorreu sobre os trabalhos realizados.
A data escolhida foi em comemoração à semana do arquiteto. O local escolhido, a igreja em restauro, é um patrimônio arquitetônico relevante construído em 1824 e o ato de fundação servirá para propagar a campanha de restauração dentro e fora da cidade. O padre Edson Bataglin e o Bispo dom Jaime Pedro Kohl ressaltaram que a iniciativa do Núcleo servirá para fortalecer a campanha de restauro e parabenizaram o IAB por incentivar os valores locais.
Na ocasião, um dos empresários que participa da comissão pró-restauro fez mais uma doação para as obras, desta vez no valor de R$8.000,00. Confira a lista de patrocinadores do Restauro e faça parte você também dessa história:

Tramontina
Souza Roxo
Redemac Bomagg
Randon
Pinho Veículos
Marcopolo
Espíndola Imóveis
Centenarte Móveis
Pinho Construtora
Gerdau
Registro de Imóveis
Maxideal
Bigjoia supermercados
Posto Pit Stop
Otávio Martins de Lima

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →