Evento sobre o Arquiteto Empreendedor e a Profissionalização
Entre os dias 3 e 5 de maio o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR) realizam em Torres a Caravana da Arquitetura, com um conjunto de atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focados no tema da atuação do arquiteto e a “Profissionalização da Profissão”. Todos os eventos são abertos à participação dos interessados e gratuitos.
A programação inicia na sexta-feira, dia 3, às 19h, no auditório da Ulbra, com “O Arquiteto Incorporador”, palestra dos Arquitetos Marcio Carvalho e Ricardo Ruschel, da smart!, sobre a atuação do arquiteto e urbanista como construtor e transformador da realidade e não somente como projetista. Os palestrantes irão mostrar a produção de seu escritório como demonstração da capacidade de envolvimento do arquiteto em toda a cadeia da construção civil, desde a escolha do terreno, elaboração de projetos, aprovações, até o financiamento, construção e venda do imóvel.
No sábado, dia 4, o dia inicia as 10h00 também na Ulbra, com mesa redonda sobre a “Profissionalização da Profissão” com a participação de representantes das entidades de arquitetos – IAB RS, IAB RS Núcleo Torres, SAERGS, AAI, AsBEA, CAU RS – e da Ulbra. Os convidados irão discutir sobre tabelas de honorários, salário mínimo profissional, reserva técnica, ética, e assuntos relacionados à prática da profissão. Já está confirmada a presença do Presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, do Presidente do Sindicato dos Arquitetos do RS, Cícero Alvarez, do Diretor do CAU RS, Carlos Eduardo Pedone, além de um dos membros da Comisssão Provisória do IAB RS, Marcelo Koch e da Coordenadora do Curso de Arquitetura da Ulbra, professora Thais Menna Barreto.
O sábado segue com um almoço de confraternização entre os participantes e autoridades locais e, durante a tarde, uma visita guiada pela cidade com um roteiro que irá destacar a evolução histórica de Torres e seu patrimônio urbano e natural. Entre os locais a que serão visitados está o Centro Histórico, a Igreja, a Guarita, as praias, o aeroporto, o ETE Corsan e o Pultrusão Brasil. Para encerrar, na manhã do dia 5, domingo, os participantes estarão presentes no Festival de Balonismo.
Esta será a terceira edição da Caravana da Arquitetura no ano de 2013. As primeiras foram realizadas em Santa Maria em março e em Rio Grande, no começo de abril, coincidindo com o Q+50, Seminário Nacional de Reforma Urbana. Neste ano ainda estão previstas mais 7 Caravanas para as cidades de Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Lajeado, Erechim e Passo Fundo, sempre no primeiro final de semana de cada mês.
Os interessados em viajar desde Porto Alegre precisam se inscrever no IAB RS, pelo telefone (51) 32122552. O custo é de R$ 250,00 (hotel e transporte) que devem ser pagos até o dia 30 de abril.
Arquitetura, cultura e identidade
Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.