Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Treinamento em Ecovilas – Curso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

(http://www.integria.org/) De 21 a 25 de abril será realizado o curso Treinamento em Ecovilas, que é dividido em dois módulos intitulados “Ecovilas: Novas Fronteiras para a Sustentabilidade” e “Teia Social das Ecovilas”. O curso é facilitado por May East, ecofeminista e educadora, e terá sede em Picada Café, distante 80 km de Porto Alegre. As inscrições para o curso serão realizadas via e-mail. Veja abaixo o programa do curso. +info>> 51 9189-1813 | www.integria.org (http://www.integria.org/) | info@integria.org (mailto:info@integria.org) Módulo 1
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade Módulo 2
Teia Social das Ecovilas
braçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento – Movendo o planeta para uma sociedade de comunidades sustentáveis facilitado por: May East Abril 21-25, 2004 Picada Café, RS, Brasil Módulo 1
Abril 21-23
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade O movimento de ecovilas é um movimento global que está unindo Oriente e Ocidente, Norte e Sul numa agenda comum. Seus princípios têm sido aplicados em contextos rurais e urbanos, em países nos mais diversos estágios de desenvolvimento, promovendo soluções para necessidades humanas e sociais ao mesmo tempo em que protegendo o meio-ambiente e melhorando a qualidade de vida de todos os seres. De 9 ecovilas em 1995 somos hoje mais de 15.000 conectadas através da Global Ecovillage Network -GEN (Rede Global de Ecovilas) transformando no que hoje é chamado de “Revolução do Habitat” Este seminário pretende dar uma visão global do movimento de ecovilas que vem promovendo assentamentos humanos sustentáveis no Brasil e no mundo. Iremos também explorar os princípios que formam o modelo de ecovila e como traduzi-los para o contexto urbano e rural brasileiros. Tópicos a serem explorados incluem oito niveis de sustentabilidade no contexto de:
1-produção local de comida orgânica/biodinâmica,
2-utilização de sistemas de energia renováveis;
3-bio-construção;
4-criação de esquemas de apoio social e familiar;
5-diversidade transcultural;
6-experiência com novos processos de tomada de decisão, governança circular
7-socio-economia solidária, baseada nos conceitos de localização e simplicidade voluntária.
8- saúde integrada;
9-educação transdisciplinar. Módulo 2
Teia Social das Ecovilas – Abril 23-25
Abraçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento
Em grupos verdadeiramente circulares, as diferenças são um sinal de saúde e um convite à criatividade. Este workshop é dedicado ao desenvolvimento de habilidades para se trabalhar com diferenças em pequenos e grandes grupos no contexto de ecovilas, organizações e instituições. Vamos aprender uma variedade de métodos e ferramentas simples que propiciarão inspiração renovada na liderança de grupos circulares.
Tópicos incluem:
* Como dar real boas vindas à diversidade;
* Compreensão das raízes da nossa resistência ao conflito;
* Formas de aumentar participação e dinamismo do grupo ;
* Abordagens criativas para trabalharmos com situações desafiantes;
* Trabalho interno;
*Trabalho com rank, privilégio e poder;
* Princípios básicos para se alcançar consenso.
Com um formato experiencial este módulo pretende, através de danças, cantos, círculos e fórum aberto re-despertar nosso espírito evolutivo, reafirmar nosso poder de transformação e elaborar estratégias de ação e mudança para a criação sem demora de uma cultura de sustentabilidade no Brasil e no mundo.
Facilitadora: May East
Brasileira, compositora, ecofeminista, educadora, conferencista internacional, mãe. Trabalha internacionalmente com movimento da transdiciplinaridade, ecofeminismo e movimento global das ecovilas. Há 12 anos mora na Comunidade Findhorn Foundation onde é atualmente membro do Conselho Diretor e Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN- Global Ecovillage Network. May East é Coordenadora de Educacao do Projeto de Ecovila de Findhorn.
Local: O curso será realizado em regime de imersão no INTEGRIA – Centro de Vivências, em Picada Café distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Trata-se de um local especialmente concebido e estruturado para sediar o aprendizado vivencial, para o desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano.
Data: Abril 21-25, 2004
O valor inclui o curso, hospedagem completa em quartos com banheiro compartilhado e todas as refeições. Hospedagem em apartamentos/cabanas disponível. Consultar.
Para outros módulos do Treinamento e programação completa, favor acessar www.integria.org
Informações
Tel: (51) 918 918 13
e-mail: info@integria.org (mailto:info@integria.org)
www.integria.org (http://www.integria.org/)
inscrições via e-mail

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →