Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Treinamento em Ecovilas – Curso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

(http://www.integria.org/) De 21 a 25 de abril será realizado o curso Treinamento em Ecovilas, que é dividido em dois módulos intitulados “Ecovilas: Novas Fronteiras para a Sustentabilidade” e “Teia Social das Ecovilas”. O curso é facilitado por May East, ecofeminista e educadora, e terá sede em Picada Café, distante 80 km de Porto Alegre. As inscrições para o curso serão realizadas via e-mail. Veja abaixo o programa do curso. +info>> 51 9189-1813 | www.integria.org (http://www.integria.org/) | info@integria.org (mailto:info@integria.org) Módulo 1
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade Módulo 2
Teia Social das Ecovilas
braçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento – Movendo o planeta para uma sociedade de comunidades sustentáveis facilitado por: May East Abril 21-25, 2004 Picada Café, RS, Brasil Módulo 1
Abril 21-23
Ecovilas: Novas Fronteiras para Sustentabilidade O movimento de ecovilas é um movimento global que está unindo Oriente e Ocidente, Norte e Sul numa agenda comum. Seus princípios têm sido aplicados em contextos rurais e urbanos, em países nos mais diversos estágios de desenvolvimento, promovendo soluções para necessidades humanas e sociais ao mesmo tempo em que protegendo o meio-ambiente e melhorando a qualidade de vida de todos os seres. De 9 ecovilas em 1995 somos hoje mais de 15.000 conectadas através da Global Ecovillage Network -GEN (Rede Global de Ecovilas) transformando no que hoje é chamado de “Revolução do Habitat” Este seminário pretende dar uma visão global do movimento de ecovilas que vem promovendo assentamentos humanos sustentáveis no Brasil e no mundo. Iremos também explorar os princípios que formam o modelo de ecovila e como traduzi-los para o contexto urbano e rural brasileiros. Tópicos a serem explorados incluem oito niveis de sustentabilidade no contexto de:
1-produção local de comida orgânica/biodinâmica,
2-utilização de sistemas de energia renováveis;
3-bio-construção;
4-criação de esquemas de apoio social e familiar;
5-diversidade transcultural;
6-experiência com novos processos de tomada de decisão, governança circular
7-socio-economia solidária, baseada nos conceitos de localização e simplicidade voluntária.
8- saúde integrada;
9-educação transdisciplinar. Módulo 2
Teia Social das Ecovilas – Abril 23-25
Abraçando Diferença, Tecendo Consenso, Facilitando Feedback e Celebrando Empoderamento
Em grupos verdadeiramente circulares, as diferenças são um sinal de saúde e um convite à criatividade. Este workshop é dedicado ao desenvolvimento de habilidades para se trabalhar com diferenças em pequenos e grandes grupos no contexto de ecovilas, organizações e instituições. Vamos aprender uma variedade de métodos e ferramentas simples que propiciarão inspiração renovada na liderança de grupos circulares.
Tópicos incluem:
* Como dar real boas vindas à diversidade;
* Compreensão das raízes da nossa resistência ao conflito;
* Formas de aumentar participação e dinamismo do grupo ;
* Abordagens criativas para trabalharmos com situações desafiantes;
* Trabalho interno;
*Trabalho com rank, privilégio e poder;
* Princípios básicos para se alcançar consenso.
Com um formato experiencial este módulo pretende, através de danças, cantos, círculos e fórum aberto re-despertar nosso espírito evolutivo, reafirmar nosso poder de transformação e elaborar estratégias de ação e mudança para a criação sem demora de uma cultura de sustentabilidade no Brasil e no mundo.
Facilitadora: May East
Brasileira, compositora, ecofeminista, educadora, conferencista internacional, mãe. Trabalha internacionalmente com movimento da transdiciplinaridade, ecofeminismo e movimento global das ecovilas. Há 12 anos mora na Comunidade Findhorn Foundation onde é atualmente membro do Conselho Diretor e Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN- Global Ecovillage Network. May East é Coordenadora de Educacao do Projeto de Ecovila de Findhorn.
Local: O curso será realizado em regime de imersão no INTEGRIA – Centro de Vivências, em Picada Café distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Trata-se de um local especialmente concebido e estruturado para sediar o aprendizado vivencial, para o desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano.
Data: Abril 21-25, 2004
O valor inclui o curso, hospedagem completa em quartos com banheiro compartilhado e todas as refeições. Hospedagem em apartamentos/cabanas disponível. Consultar.
Para outros módulos do Treinamento e programação completa, favor acessar www.integria.org
Informações
Tel: (51) 918 918 13
e-mail: info@integria.org (mailto:info@integria.org)
www.integria.org (http://www.integria.org/)
inscrições via e-mail

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →