Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Tribuna Popular: Arquitetos querem conselho próprio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), José Albano Volkmer, defendeu hoje (9/10) na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre a criação de um conselho próprio da categoria. Atualmente, os arquitetos integram os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs). Observou que a arquitetura foi regulamentada em 1933 juntamente com a profissão de engenheiro e que, desde 1950, os arquitetos tentam criar um conselho próprio. A mais recente investida da categoria, explicou, é o projeto de lei nº 347/03, apresentado pelo senador José Sarney (PMDB/AP) a partir de proposta apresentada pelas entidades representativas dos arquitetos. “Queremos ter gestão, identidade e formação próprias da profissão.” Volkmer disse que o objetivo de seu comparecimento à Câmara foi comunicar os vereadores sobre o projeto e pedir o apoio dos integrantes da Casa e de toda a sociedade para que a proposta seja aprovada. Avaliou que o país só tem a ganhar com a criação de um conselho específico para a arquitetura, pois será mais um instrumento de auxílio ao aprimoramento da legislação brasileira. Acrescentou que o projeto em tramitação no Senado é resultado de seis anos de discussão no Colégio Brasileiro de Arquitetos, criado especialmente para elaborar a proposta. O projeto defendido por Volkmer recebeu o apoio dos vereadores Beto Moesch (PP), Claudio Sebenelo (PSDB), Darci Campani (PT), Elói Guimarães (PTB), Wilton Araújo (PPS), Ervino Besson (PDT) e Carlos Garcia (PSB), que falaram em nome de suas bancadas. O presidente da Casa e engenheiro civil, João Dib (PP), também manifestou solidariedade aos arquitetos.

A notícia está publicada no site da Câmara Municipal em: www.camarapoa.rs.gov.br/ (http://www.camarapoa.rs.gov.br/imprensa/Diario/2003/10/09/arquitetos.htm)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →