Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

O primeiro dia da Trienal contou com dois eventos institucionais logo pela manhã, como a 21ª Reunião do Fórum de Presidentes e o 23º Seminário Regional da CED-CAU/BR, que abordou a ética no exercício profissional e o tema da Reserva Técnica.

Já o turno da tarde reservou espaço para a primeira de uma série de sessões temáticas. Realizado no Solar do IAB RS, o encontro tratou de acervos e direitos humanos, e foi uma prévia do que estava por vir: o lançamento do Centro de Memória CAU/RS e a palestra sobre conservação da documentação arquitetônica brasileira. Mas antes, o show de Elias Barboza e Trio arrancou aplausos do público presente, representando a primeira atividade cultural da Trienal.

Antes de abrir a Trienal oficialmente, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, agradeceu à equipe do Conselho, responsável pela organização do evento, e fez um breve resumo das atrações que estavam por vir. Entre os destaques, a palestra com a arquiteta e urbanista, apresentadora do programa Decora, no GNT, Stephanie Ribeiro. Ela faz sua apresentação na sexta-feira, dia 18, no Theatro São Pedro. “Precisamos levar a arquitetura a todos os palcos da sociedade”, lembrou Tiago, sobre a importância de ampliar o conhecimento a respeito do trabalho de arquitetos e urbanistas ser acessível para todos.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou o lançamento do Centro de Memória do CAU/RS e também o lançamento de uma carta do Fórum BR Cidades, propondo linhas políticas para retomada das políticas públicas urbanas. “A realidade polítca nos demanda esse tipo de organização coletiva”, disse.

Os presentes puderam conferir, ainda, a abertura das exposições com os projetos vencedores do Concurso Iconicidades e as imagens vencedoras e menções honrosas do concurso “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul”, promovido pelo CAU/RS.

A primeira noite da Trienal foi encerrada com grande confraternização no Bar do IAB. Até sábado tem muito mais! Já garantiu sua vaga? Clique aqui e confira a programação completa.

Confira alguns registros:

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →