UM CONSELHO PARA REALIZAR
Tais objetivos essenciais são cumpridos a partir de ações como a fiscalização do exercício profissional, mas não unicamente. Há muito mais a fazer em prol tanto da profissão que regulamenta quanto da sociedade que o autoriza. Promover a Arquitetura e Urbanismo e demonstrar à sociedade, ao Estado e ao mercado sua importância estratégica para o melhor desenvolvimento da Nação, sua sociedade e seu território, é imperativo ao CAU. Esta ação só alcançará a devida eficácia se levada a cabo de forma complementar com as entidades de arquitetos e urbanistas, e em colaboração com o conjunto dos profissionais é condição indispensável para alcançar estes objetivos.
O CAU deve priorizar também a melhoria das condições materiais e imateriais de trabalho em todos os setores (público, privado, empresarial, acadêmico, entre outros), a ampliação do mercado e a qualificação da formação profissional em todos os níveis.
Implantar estratégias de divulgação da Arquitetura e Urbanismo e seu papel para a qualidade de vida e o (tão bradado, mas pouco efetivado) desenvolvimento sustentável é ação urgente para que retomemos o protagonismo vilipendiado por outras áreas profissionais na tomada das decisões. no âmbito tanto do mercado imobiliário quanto na gestão e no planejamento das cidades brasileiras.
Atuar para a promoção e efetividade de políticas públicas de Assistência Técnica à Habitação das populações pobres de modo integrado às demais políticas territoriais (regularização fundiária, qualificação urbana, oferta de serviços e infraestrutura) é outra tarefa prioritária. Esta é uma das principais contribuições da arquitetura e urbanismo para o combate às desigualdades socioespaciais que afligem nossas cidades. Além disso, é fundamental para ampliarmos nosso campo de atuação, posto que estamos alcançando índices de profissionais por habitantes semelhantes a países como Inglaterra, Estados Unidos e França, mas nossa atuação está restrita a apenas 15% da população, conforme pesquisa realizada pelo CAU através do Instituto Datafolha.
Um Conselho capaz de levar a cabo tais tarefas não se constrói da noite para o dia. É necessário conjugar experiência, competência e inovação. A "Chapa 3 – Profissionais para Realizar" tem propostas elaboradas a partir de décadas de acúmulo de debate e construção junto às entidades associativas, em especial o IAB RS. Este legado é representado pela experiência de colegas comprometidos com a arquitetura e urbanismo tanto nas entidades, quanto na prática cotidiana da profissão. Soma-se a esta experiência as ideias de jovens profissionais atuantes em diversas áreas e em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Um grupo identificado pela diversidade e comprometido com um Conselho atuante, inovador, ético, plural, independente e apartidário.
No próximo dia 31 de outubro apoie você também, vote Chapa 3
CHAPA 3 CAU/RS
PROFISSIONAIS PARA REALIZAR
O CAU que a profissão exige.
O CAU que os profissionais merecem.
O CAU que a sociedade necessita.
Acesse a fanpage:
https://www.facebook.com/Chapa3CAURS/
Conheça a plataforma:
http://chapa3caurs.com.br/site/plataforma/
Saiba mais sobre os candidatos:
http://chapa3caurs.com.br/site/integrantes/
#chapa3caurs
#profissionaispararealizar
#estoucomachapa3
#EleiçõesCAURS