Um conselho para todos os arquitetos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

– realizaram nesse sábado (20) o seminário CAU – Um conselho para todos os arquitetos, do qual saiu a deliberação de organizar uma chapa única para a primeira eleição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Ao abrir o encontro, Carlos Alberto Sant’Ana, presidente do IAB-RS, convocou a todos para contribuírem com a elaboração da plataforma de atuação do CAU. Durante o seminário, o arquiteto Cesar Dorfman, membro do Conselho Superior do IAB-RS apresentou uma proposta de plataforma para a atuação do CAU, sugerindo que esse amplie sua ação, elevando o nível da arquitetura brasileira. Outra contribuição do evento foram as informações trazidas pela arquiteta Gislaine Saibro, diretora de Exercício Profissional da AAI, e que participa do processo de transição do sistema Confea/Crea na Coordenadoria das Câmaras de Arquitetura em Brasília (CCArq).Presente nos trabalhos do evento, o arquiteto e secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, que como deputado federal relatou o projeto de lei que criou o CAU, lembrou a grande responsabilidade que agora se inicia para os profissionais, destacando a importância da mobilização dos colegas de todo Estado.

A ideia de criação de um conselho próprio para os arquitetos existe há mais de 50 anos. Concretizou-se graças à união das entidades nacionais representativas da profissão, reunidas no Colégio Brasileiro de Arquitetos (CBA), integrado pelo IAB, pela Federação Nacional de Arquitetos (FNA, que congrega os sindicatos), pela AsBEA, pela Associação Brasileira do Ensino de Arquitetura (Abea) e pela Associação Brasileira de Arquitetura Paisagística (Abap). A lei que criou o conselho, sancionada pelo presidente Lula no final de 2010, prevê a eleição dos conselheiros que integrarão o conselho federal (CAU-BR) e os conselhos estaduais.

O voto para os conselheiros do CAU é obrigatório par todos os arquitetos registrados no atual sistema Confea/Crea. A eleição será pela internet, e o profissional deverá votar para eleger os conselheiros de seus estado de residência, por meio de uma senha que será distribuída pelo Confea, enviada pelos Correios.

LEGENDA DA FOTO: da esquerda para a direita: arq. Cesar Dorfman, arq. Cícero Alvarez (presidente do SAERGS), arq. Carlos Alberto Sant’Ana (presidente do IAB-RS), Deputado Federal arq. Luiz Carlos Busato, arq. Gislaine Saibro (diretora AAI), arq. Joaquim Haas (presidente da ASBEA)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias

Construção modular na arquitetura foi tema de palestra no IAB RS

Aproximar a indústria da construção com o arquiteto. Esse foi o ponto de partida da palestra “A construção modular na arquitetura”, ministrada por Caroline Minetto, durante mais uma edição das Quartas no IAB. O encontro aproximou profissionais, estudantes e curiosos do tema, no Solar do IAB, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Leia Mais →

A urbanização de periferias no combate à violência

A palestra técnica “A urbanização de periferias no combate à violência”, promovida pelo IAB RS, integrou a programação do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Projeto Urbanístico Integrado (PUI) no território Umbu, em Alvorada, RS, iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR) e do Programa RS Seguro. Participaram O arquiteto e urbanista Sérgio Ferraz Magalhães; o Diretor Executivo do Programa RS Seguro, Antônio Carlos Padilha, e da copresicente do IAB RS, Clarice Oliveira.

Leia Mais →