Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Uma noite para discutir Projeto de Cidade e Mobilidade Urbana: Percursos e Práticas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite de última quarta-feira (09/09), a palestra “Projeto de Cidade e Mobilidade Urbana: Percursos e Práticas”.
O evento reuniu cerca de 50 pessoas e foi ministrado pelos arquitetos Júlio Celso Borello Vargas, doutor em engenharia de transportes, com 20 anos de experiência em projetos de planejamento urbano; e Cláudio Mainieri de Ugalde, doutor em Planejamento Urbano e Regional e arquiteto da Metroplan desde 1984. A mediação será do arquiteto Emílio Merino.

Saiba mais sobre os palestrantes:
Júlio Celso Borello Vargas – Professor do Departamento de Urbanismo da UFRGS, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional e doutorado em Engenharia de Transportes pela mesma instituição, com estágio na Universidade de Washington, EUA. Autor de diversos artigos publicados em periódicos e anais de Congressos, atualmente dedica-se à área da mobilidade como parte do desenvolvimento urbano sustentável, conduzindo pesquisas sobre o transporte não motorizado com o uso de geoinformação e modelos computacionais. Integra o Grupo de Pesquisa e Extensão “Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades” e atua junto ao NTU/UFRGS – Núcleo de Tecnologia Urbana – na assessoria em temas de planejamento urbano e mobilidade. Fez parte do Cadastro Nacional para Capacitação de técnicos e comunidade para o planejamento participativo do Ministério das Cidades, foi membro do CMDUA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre – e conselheiro do CREA/RS – Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia. Atualmente é Conselheiro do IAB-RS – Instituto de Arquitetos do Brasil.


Cláudio Manieri de Ugalde- Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialização em Desenho Urbano, mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional – Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional. É arquiteto da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN desde 1984, responsável pela Coordenação de Planejamento Urbano e Regional. Foi professor substituto do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura – UFRGS em 2002, 2003, 2006, 2007 e professor convidado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, desde agosto de 2010, no Curso de Especialização em Gestão Estratégica do Território. Professor contratado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS para atuar no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, desde agosto de 2012 até março de 2014. Professor contratado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS para atuar no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, desde março de 2013 e no Curso de Especialização de Habitação de Interesse Social. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento metropolitano, planos diretores, acessibilidade viária e parcelamento do solo.

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →