Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Uma reflexão sobre a expansão da arquitetura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A transversalidade entre arquitetura, fotografia e o desenho de objetos tem sido instrumento de uma reflexão e expansão de trabalho para o arquiteto Erico Botteselli. A trajetória e os novos caminhos do profissional foram tema do bate-papo “Eco Botteselli Studio: Uma revisão interna para uma nova relação mais expansiva com a arquitetura”, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), com mediação do arquiteto Rodrigo Leães.

Erico compartilhou como um processo de autoconhecimento está mudando sua relação com o fazer e a sua relação com o ofício de arquiteto. Como ele define, é um momento em que transita de forma transversal por entre arquitetura e outros suportes, compreendendo que tudo é uma ressonância do estado interno de cada ser e que o sentir cria muito mais conexão do que a citação de referências mentais.

“Dentro da faculdade, no terceiro ano, formei um escritório com três amigos, depois de termos estagiado em algumas empresas, e foi uma experiência muito boa. Quando a gente sai da faculdade temos nortes muto amplos, e depois de contabilizar 10 anos de escritório esses nortes vão se estreitando”, disse. Erico queria fazer muitas coisas, e levou dois anos pra tomar a decisão de sair do escritório. “Isso se deve a um processo de autoconhecimento que eu venho realizando, fazendo questionamentos, descobrindo caminhos que modificaram a minha forma de atuar”, conta.

Erico pontua que, na faculdade, o aluno aprende a ler o mundo a partir de referências, “a gente observa o que os arquitetos estão fazendo, e de certa forma vai assimilando essa maneira de olhar. Precisamos ter um olhar mais sensorial sobre o mundo”, ressalta. Nesse processo de autoconhecimento e experimentação, Erico chegou até a fotografia de ambientes e desenho de objetos, e incorporou as ferramentas ao seu escopo de trabalho, e mais do que isso, como uma forma de expressão, sempre mantendo o olhar de quem está descobrindo as coisas, tateando pela primeira vez. “Tem sido uma busca constante, os projetos que estão começando agora vão ter muito mais coisas para explorar”, finaliza.

 

Saiba mais sobre o trabalho de Erico neste link.

Erico Botteselli

Arquiteto pela Escola da Cidade em 2013 com passagem pela ETSAM – Escola Técnica Superior de Arquitectura de Madrid na cátedra Mansilla y Tuhon. De 2011 a 2021 foi sócio fundador do Grupo Garoa Arquitetos Associados onde desenvolveu projetos de escalas e programas distintos. Dentre eles vale mencionar o Parque do Mirante de Piracicaba que receber primeiro lugar no concurso para revitalização do Parque em 2014, a realização da escola de educação inovadora Wish School que recebeu o prêmio do Prêmio 21st Century Schools in Latin America and the Caribbean – BID 2018, e o desenvolvimento da Casa Havaí que foi vencedora do Prêmio Instituto dos Arquitetos do Brasil 75 anos 2018 na Categoria Residência Unifamiliar.

Rodrigo Leães

Sócio-fundador do escritório Barra Arquitetos e da imobiliária Planta Potenciais. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pela Syracuse School of Architecture e pela SUNY-ESF Landscape Architecture. Para além da atuação como arquiteto, é criador do Lancefut, projeto artístico que mira resgatar o desenho como uma importante ferramenta para a historiografia do esporte.

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →