Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Uma reflexão sobre a expansão da arquitetura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A transversalidade entre arquitetura, fotografia e o desenho de objetos tem sido instrumento de uma reflexão e expansão de trabalho para o arquiteto Erico Botteselli. A trajetória e os novos caminhos do profissional foram tema do bate-papo “Eco Botteselli Studio: Uma revisão interna para uma nova relação mais expansiva com a arquitetura”, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), com mediação do arquiteto Rodrigo Leães.

Erico compartilhou como um processo de autoconhecimento está mudando sua relação com o fazer e a sua relação com o ofício de arquiteto. Como ele define, é um momento em que transita de forma transversal por entre arquitetura e outros suportes, compreendendo que tudo é uma ressonância do estado interno de cada ser e que o sentir cria muito mais conexão do que a citação de referências mentais.

“Dentro da faculdade, no terceiro ano, formei um escritório com três amigos, depois de termos estagiado em algumas empresas, e foi uma experiência muito boa. Quando a gente sai da faculdade temos nortes muto amplos, e depois de contabilizar 10 anos de escritório esses nortes vão se estreitando”, disse. Erico queria fazer muitas coisas, e levou dois anos pra tomar a decisão de sair do escritório. “Isso se deve a um processo de autoconhecimento que eu venho realizando, fazendo questionamentos, descobrindo caminhos que modificaram a minha forma de atuar”, conta.

Erico pontua que, na faculdade, o aluno aprende a ler o mundo a partir de referências, “a gente observa o que os arquitetos estão fazendo, e de certa forma vai assimilando essa maneira de olhar. Precisamos ter um olhar mais sensorial sobre o mundo”, ressalta. Nesse processo de autoconhecimento e experimentação, Erico chegou até a fotografia de ambientes e desenho de objetos, e incorporou as ferramentas ao seu escopo de trabalho, e mais do que isso, como uma forma de expressão, sempre mantendo o olhar de quem está descobrindo as coisas, tateando pela primeira vez. “Tem sido uma busca constante, os projetos que estão começando agora vão ter muito mais coisas para explorar”, finaliza.

 

Saiba mais sobre o trabalho de Erico neste link.

Erico Botteselli

Arquiteto pela Escola da Cidade em 2013 com passagem pela ETSAM – Escola Técnica Superior de Arquitectura de Madrid na cátedra Mansilla y Tuhon. De 2011 a 2021 foi sócio fundador do Grupo Garoa Arquitetos Associados onde desenvolveu projetos de escalas e programas distintos. Dentre eles vale mencionar o Parque do Mirante de Piracicaba que receber primeiro lugar no concurso para revitalização do Parque em 2014, a realização da escola de educação inovadora Wish School que recebeu o prêmio do Prêmio 21st Century Schools in Latin America and the Caribbean – BID 2018, e o desenvolvimento da Casa Havaí que foi vencedora do Prêmio Instituto dos Arquitetos do Brasil 75 anos 2018 na Categoria Residência Unifamiliar.

Rodrigo Leães

Sócio-fundador do escritório Barra Arquitetos e da imobiliária Planta Potenciais. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pela Syracuse School of Architecture e pela SUNY-ESF Landscape Architecture. Para além da atuação como arquiteto, é criador do Lancefut, projeto artístico que mira resgatar o desenho como uma importante ferramenta para a historiografia do esporte.

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →