Confira abaixo os projetos e as equipes dos três escritórios:
3C Arquitetura e Urbanismo – PLANO DIRETOR RURAL DE GARIBALDI
Equipe: Arq. Leonardo Marques Hortencio, Arq. Alexandre Pereira Santos, Arq. Paula Motta, Arq. Tiago Holzmann da Silva, Econ. Maria Alice Oliveira da Cunha Lahorgue, Arq. Leonardo Damiani Poletti, Arq. Paula de Moraes Lopes.
Pensar a cidade não significa apenas pensar a área urbana, mas sim o território de todo o município. Garibaldi, uma cidade localizada na serra gaúcha, passa por um processo de crescimento e diversificação de atividades, que não encontrando mais espaços nas áreas urbanas, passam a ocupar o meio rural. O Plano Diretor Rural pretende entender esta lógica recorrente da realidade contemporânea brasileira, preservar a identidade e a origem deste locus e apresentar soluções para o desenvolvimento territorial, como resposta ao que estabelece a Lei Federal 10.257/01, quanto a questão de integração e complementaridade entre o urbano e o rural. Pretende-se demonstrar os princípios, estratégias e propostas para Garibaldi, com ênfase na escala territorial (área de intervenção de 169km2 e população atingida de 30.000hab), bem como a síntese da discussão e do processo de elaboração do Plano Diretor Rural, realizado no ano de 2011, com a efetiva participação da sociedade.
4d-arquitetura – RUA COBERTA DE CARLOS BARBOSA
Arq. Efreu Quintana, Arq. Carlos Eduardo Mayresse, Arq. Juliana Piletti, Arq. Juliano Spader.
O projeto da Rua Coberta de Carlos Barbosa foi escolhido por concurso vencido pela equipe da 4d-arquitetura. O programa é o de um equipamento capaz de abrigar feiras e eventos, como os do Festiqueijo. Devendo ser flexível para assumir diversas configurações: espaço para shows, montagens de bancas para feira do livro e praça coberta no dia-a-dia, quando é livre a circulação de pedestres e veículos. A opção pela cobertura plana está no centro da estratégia de implantação da edificação, que se insere de maneira sutil na paisagem urbana, respeitando a escala e valorizando a ambiência local. O impedimento legal de localizar os apoios da cobertura no limite do terreno da igreja leva à adoção de uma única linha de pilares, assimétrica em relação ao eixo da via, vencendo-se o vão de 15m da largura da via com uso de perfis metálicos atirantados. A variação no ritmo dos apoios define o espaço para a montagem de um palco, que é feito pela junção modulada dos bancos que compõem o mobiliário cotidiano do espaço. Um pergolado de madeira com cobertura translúcida completa a composição, e possibilita iluminação natural quando da montagem de feiras. O pavimento nivelado adéqua-se aos diferentes usos e sinaliza a preferência do pedestre.
LKF Arquitetura e Urbanismo – PERIMETRAL OESTE – Canoas RS
Equipe: Arq. Luciane Kinsel, Arq. Leonardo Fitz, Arq. Letícia Mentz, Arq. Gabriela Webber
A proposta, desenvolvida em parceria com a Technique Engenharia, consiste em um parque linear ao logo da Av. Eng. Irineu Carvalho Braga. A partir de um extenso levantamento de dados com a identificação das vias de conexão, das tendências de ocupação segundo Plano Diretor e das análises das pré-existências do entorno imediato foi possível sobrepor todas as camadas de informações para propor as intervenções projetuais. A ciclovia entra nesta proposta do parque como um elemento ancora, a partir do momento que a tipologia adotada configura os espaços destinados às atividades de esporte, eventos, comércio e estar. A implantação desses setores foi minunciosamente definida em função de aspectos específicos do lugar associado ao programa adequado. Ao logo da perimetral foram propostas vegetações, mobiliários urbanos, sinalizações e ciclovia de modo a requalificar uma área de suma importância para cidade de Canoas.
O vídeo completo do evento está disponível no canal do IAB RS no YouTube: https://www.youtube.com/user/iabrstv