Vereadores aprovam elevação de índices construtivos. Empresários têm Papai Noel antecipado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou quarta-feira, dia 1º, o Projeto de Lei Complementar nº 10/2010, do Executivo Municipal, que eleva os índices construtivos em 30%, 40% ou em até em mais de 100% dos centros comerciais, shopping centers, hotéis, apart-hotéis, centros esportivos, escolas e até igrejas que realizarem ampliações de suas atuais instalações. O projeto original previa o benefício para projetos protocolados até 31 de dezembro de 2011, mas uma emenda do vereador Luiz Braz, também aprovada ampliou, o prazo até dezembro de 2012.

Na opinião do vereador Beto Moesch (PP), único vereador de partido da base governista que votou contra, o projeto é uma violência que, na prática, revoga o Plano Diretor da cidade, em vigor há menos de dois meses. Dentre os vinte e quatro votos a favor está o de Adeli Sell (PT), presidente municipal da sigla. Apresentamos abaixo a listagem com o voto de cada vereador:

24 VOTARAM SIM AO PROJETO
Adeli Sel (PT), Airto Ferronato (PSB), Alceu Brasinha (PTB), Bernardino Vendrusculo (PMDB), DJ Cássia (PTB), Dr. Raul (PMDB), Haroldo de Souza (PMDB), Idenir Cecchin (PMDB), João Dib (PP), João Bosco Vaz (PDT), João Nedel (PP), Luiz Braz (PSDB), Mario Manfro (PSDB), Maristela Maffei (PC do B), Mauricio Dziedricki (PTB), Mauro Zacher (PDT), Nilo Santos (PTB), Paulinho Rubem Berta (PPS), Paulo Marques (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), Sebastião Melo (PMDB), Tarcisio Flecha Negra (PDT), Toni Proença (PPS), Waldir Canal (PRB)

7 VOTARAM NÃO AO PROJETO

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →

Exposição mistura registro técnico e visão artística de patrimônio cultural edificado

A arte do tempo traz à tona os efeitos sobre estruturas edificadas, como as trincas, os musgos e as rachaduras. Essa percepção que poderia ser apenas técnica para o profissional de arquitetura acostumado a vivenciar a rotina do patrimônio cultural se transforma em um viés artístico por meio da exposição “A arte na patologia ou a patologia na arte?”, realizada pelo Studio1 Arquitetura para comemorar os seus 15 anos de atividade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →