Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Vereadores aprovam elevação de índices construtivos. Empresários têm Papai Noel antecipado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou quarta-feira, dia 1º, o Projeto de Lei Complementar nº 10/2010, do Executivo Municipal, que eleva os índices construtivos em 30%, 40% ou em até em mais de 100% dos centros comerciais, shopping centers, hotéis, apart-hotéis, centros esportivos, escolas e até igrejas que realizarem ampliações de suas atuais instalações. O projeto original previa o benefício para projetos protocolados até 31 de dezembro de 2011, mas uma emenda do vereador Luiz Braz, também aprovada ampliou, o prazo até dezembro de 2012.

Na opinião do vereador Beto Moesch (PP), único vereador de partido da base governista que votou contra, o projeto é uma violência que, na prática, revoga o Plano Diretor da cidade, em vigor há menos de dois meses. Dentre os vinte e quatro votos a favor está o de Adeli Sell (PT), presidente municipal da sigla. Apresentamos abaixo a listagem com o voto de cada vereador:

24 VOTARAM SIM AO PROJETO
Adeli Sel (PT), Airto Ferronato (PSB), Alceu Brasinha (PTB), Bernardino Vendrusculo (PMDB), DJ Cássia (PTB), Dr. Raul (PMDB), Haroldo de Souza (PMDB), Idenir Cecchin (PMDB), João Dib (PP), João Bosco Vaz (PDT), João Nedel (PP), Luiz Braz (PSDB), Mario Manfro (PSDB), Maristela Maffei (PC do B), Mauricio Dziedricki (PTB), Mauro Zacher (PDT), Nilo Santos (PTB), Paulinho Rubem Berta (PPS), Paulo Marques (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), Sebastião Melo (PMDB), Tarcisio Flecha Negra (PDT), Toni Proença (PPS), Waldir Canal (PRB)

7 VOTARAM NÃO AO PROJETO

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →