Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Vinicius Netto realizou palestra e lançamento do Livro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) promoveu no dia 10 de setembro a palestra e lançamento do livro "Cidade & Sociedade – As Tramas da Prática e Seus Espaços", do arquiteto Vinicius de Moraes Netto.
O autor falou das relações entre sociedade e espaço em três níveis: sociedades como sistemas de encontro: a segregação sobre o corpo; sociedades como sistemas de comunicação: espaço significado e prática social; e sociedades como sistemas de interação material: forma e dinâmica urbana.
Para Netto, sua obra dá ferramentas para repensar elementos fundamentais da pesquisa e prática de ensino cotidianas, como as relações interescalares e cada vez mais complexas entre nossos corpos individuais e coletivos e os espaços dos lugares e fluxos que moldam e são moldados por nossas interações. Valendo-se da sociologia, antropologia, economia, ética, política, teoria da comunicação e planejamento, o autor ofereceu razões práticas e munição filosófica para a batalha pela reconquista da cidade.
SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR: Vinicius Netto é Doutor em Advanced Architectural Studies (The Bartlett School of Graduate Studies, University College London, 2007), com Pós-Doutorado ligado ao Projeto de Desenvolvimento em Áreas Estratégicas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES, 2009), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR, 1999), e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1997). É Professor Adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para quem quiser assistir a palestra basta acessar o link: http://iabrstv.wix.com/iabrstv
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →