Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

100 anos de Demétrio Ribeiro

Evento comemorativo ao centenário de nascimento do Arquiteto Demétrio Ribeiro

O Homem, o Arquiteto, o Político. Demétrio Ribeiro foi saudado em cerimônia ocorrida no IAB RS por todos os que, de alguma forma, tiveram contato com pelo menos uma das facetas do arquiteto e urbanista que completaria 100 anos em 1º de setembro de 2016. Falecido em 22 de outubro de 2003, Demétrio deixou um importante legado para a arquitetura gaúcha, com importantes projetos urbanísticos e edificações modernistas, influência de sua diversa formação.

O evento foi composto por duas mesas, uma de autoridades e outra de amigos. Na abertura, estiveram presentes o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a primeira-dama e deputada estadual, Regina Maria Becker; a vereadora Jussara Cony; o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann; o presidente do IAB Nacional, Sérgio Ferraz Magalhães; e o presidente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro.

Tiago Holzmann abriu a cerimônia e saudou a todos os presentes, destacando a importância da homenagem pelo justo reconhecimento da Arquitetura Moderna no Rio Grande do Sul com a assinatura do ato de homologação do tombamento do Colégio Estadual Júlio de Castilhos (“Julinho”) como patrimônio histórico da capital gaúcha. A atual sede do Colégio, inaugurada em 1958, é um projeto de Demétrio em parceria com Enilda Ribeiro, fruto de concurso público.

“Patrimônio não é apenas algo centenário ou bicentenário. Ele pode estar sendo construído hoje, pois representa a história e a arte de uma época. É preciso fazer hoje, tendo em vista as necessidades atuais e também os próximos anos, próximas décadas, assim como fez Demétrio”, ressaltou o presidente do IAB RS.

Em seguida, José Fortunati assinou o ato de tombamento do “Julinho”, iniciativa do IAB RS, que em três meses conseguiu, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e da Coordenação da Memória da Prefeitura de Porto Alegre, dar início e andamento ao processo. O Prefeito comentou sobre a importância do Colégio na formação de líderes e na excelência que fora o ensino público no Rio Grande do Sul. Também destacou a atuação político-partidária de Demétrio junto ao Partido Comunista Brasileiro.

Amigos acompanham descerramento da placa do centenário de Denétrio por Ivan Mizoguchi e Miriam Ribeiro (neta).

Haroldo Pinheiro relembrou sua atuação junto ao IAB Nacional, quando pode homenagear Demétrio ainda em vida. O Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil condecora profissionais da área que se destacam por sua atuação em prol do desenvolvimento da Arquitetura no país e foi entregue ao arquiteto e urbanista em janeiro de 2003.

“Além da admiração pessoal, trago o abraço de todos os colegas arquitetos e urbanistas do Brasil. Demétrio era um arquiteto completo, que lutou pela criação de um conselho profissional para a categoria”, relembrou o presidente do CAU/BR.

Desde o final dos anos 50 havia a tentativa de regulamentar a profissão a partir de um conselho específico. O documento, elaborado naquela época, teve a participação de Demétrio e foi matriz para a criação Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal.

A solenidade de abertura do bate-papo com amigos de Demétrio encerrou com uma fala emocionada do presidente do IAB Nacional. “O Júlio de Castilhos era um lugar de formação plena e seu tombamento reconhece o valor da Arquitetura na construção da cidadania. Demétrio e Enilda foram meus professores na Arquitetura e na vida”, destacou Sérgio Magalhães.

Após, houve o descerramento da placa comemorativa ao centenário, que será instalada na sede do IAB RS. Representando o CAU/RS, Clóvis Ilgenfritz, conselheiro da Comissão de Planejamento e Finanças, esteve presente e acompanhou os depoimentos, sendo citado por sua atuação junto às entidades de arquitetos e ao trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas no CAU e no IAB. A neta de Demétrio, Miriam Ribeiro, representou a família e expôs o viés íntimo do Demétrio pai e avô.

 

Confira o convite da Cerimônia:

Confira alguns artigos do arquiteto Demetrio Ribeiro: