Arquiteto catalão Josep María Montaner estará em Porto Alegre para o lançamento nacional da obra Arquitectura y Crítica em Latin

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O arquiteto catalão Josep María Montaner, doutor e professor de Composição Arquitetônica da Escola de Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC), estará nesta sexta-feira, em Porto Alegre, para o lançamento do livro Arquitectura y Crítica em Latino América, no Auditório III da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UniRitter, às 10h. Os professores arquitetos Maturino Luz (Coordenador LHTA UniRitter) e Sergio M. Marques (Coordenador Núcleo de Projetos UniRitter), participarão do evento como debatedores.

O Livro Arquitectura y Crítica em Latinoamérica rastreia, em geral, as linhas de pensamento da crítica de arquitetura no contexto latino-americano, centrando-se em alguns dos autores e autoras mais representativos. Mostra como inicia a legitimação do surgimento da arquitetura moderna em cada país, em relação às propostas europeias e norte-americanas e, mais tarde, como se consolidam umas próprias construções da história e das posições teóricas, assim como após a recepção da arquitetura moderna, se realiza sua evolução e superação.

O texto, totalmente novo e inédito, constitui uma continuação do livro Arquitectura y Crítica, publicado pela Editorial Gustavo Gili, cobrindo um vazio e uma dívida pelo altíssimo valor da crítica na América Latina.
O livro se complementa com uma novidade pensada para fazê-lo mais útil e didático: o comentário dos vinte e um livros considerados os mais significativos. A seleção privilegiou os textos mais influentes, com afinidade com aqueles menos acadêmicos e ortodoxos, mais democráticos e sociais, de olhar cosmopolita e aberto ao mundo. Na base do livro, em definitivo, há um diálogo apaixonado entre a cultura da América e Europa.

Josep María Montaner é coordenador, conjuntamente com Zaida Muxí, do Master Laboratorio de La Vivienda del Siglo XXI. Publicou mais de trinta livros, entre eles Después del Movimiento Moderno (1993); La Modernidad Superada (1997); Arquitectura y Crítica (1999); e Sistemas Arquitectonicos Contemporaneos (2008). Colabora assiduamente com os jornais El país e La Vanguardia, e recebeu o Prêmio Nacional de Urbanismo ala iniciativa periodistica 2005 do Ministerio de Vivienda. Tem publicado artigos, ministrado cursos e conferências em diversas cidades da Europa, América e Ásia. Foi professor visitante na Architectural Association School of London, bolsista da Academia espanhola de Roma; professor honorário da Universidad Ricardo Palma de Lima e professor convidado ilustre da Facultad de Arquitectura de la Universidad Nacional de Tucumán.

A promoção do evento é da coordenação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UniRitter Laureate International Universities, do Núcleo de Projetos Apoio – DOCOMOMO Brasil, do Núcleo DOCOMOMO Sul, e da Livraria do Arquiteto

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Jardim naturalista foi tema de palestra no projeto Quartas do IAB

O projeto Quartas do IAB trouxe as arquitetas e urbanistas Vanessa Zechin e Natana Angheben Eitelven para a palestra “Jardins Naturalistas – Conceitos e aplicações a partir do projeto do Jardim dos Poderes Mágicos”. O projeto também será tema do curso “Composição e Plantio de Jardins Naturalistas”, promovido pela Escola IAB RS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Cinedebate exibiu o documentário “Ouvidor” e trouxe o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”

O projeto Quartas no IAB, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), apresentou, no dia 6 de agosto, o cinedebate com o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”. Durante o encontro, foi exibido o documentário recém lançado “Ouvidor”, dirigido e produzido por Matias Borgström.

Leia Mais →

Manifesto do IAB RS – O Véu de Luto

No dia 17 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, data instituída em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e figura central na consolidação das políticas públicas de proteção do patrimônio no Brasil. Tradicionalmente, o mês de agosto é marcado por ações que celebram e fortalecem a memória coletiva do país. No entanto, em 2025, Porto Alegre tem pouco a celebrar.

Leia Mais →

NOTA TÉCNICA DO IAB RS SOBRE A PROPOSTA PARA O NOVO PLANO DIRETOR DE PORTO ALEGRE

O presente documento se debruça sobre a análise técnica da Minuta do Plano Diretor Urbano Sustentável (MPDUS) apresentando pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por ocasião da Audiência Pública a ser realizada no dia 09 de agosto de 2025. Esse será o último momento de participação social antes do projeto chegar à Câmara de Vereadores. A presente nota tem como objetivo dialogar com a sociedade portoalegrense, a maior impactada, caso as mudanças se efetivem.

Leia Mais →