Feira reuniu artistas visuais no Solar do IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na tarde do sábado (20/05) grandes nomes das artes visuais gaúchas se encontraram no Centro Histórico de Porto Alegre. O  Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) foi palco da primeira edição do projeto Ephemeros.

O público confeririu gratuitamente mais de 20 exposições, feira de artes gráficas, publicações impressas, fotografia, projeções de videoarte, intervenções e performances teatrais.
 


O projeto Ephemeros surgiu a partir das experiências pessoais dos produtores e curadores do evento Fabricio Sortica, Jaqueline Sampaio e Ziza Ferreira, vindos de diferentes áreas da cultura. 

Entre as projeções de videoarte, a Ephemeros contou com uma edição especial do Festivau De C4nn3$, que abriu convocatória dedicada ao evento. Na área de feira de arte gráfica e publicações impressas, esteve presente a Poutsplaf, do artista Gustavo Razzera, que há seis anos vem desenvolvendo este projeto que envolve fotografia, performance e corpo.
 


O ator Antônio Carlos Falcão apresentou a versão pocket do espetáculo "A Doce Bárbara" que este ano completou 36 anos em cartaz. O evento cultural contou com a realização de uma intervenção em pintura mural do artista visual Eduardo Turski, que nos últimos anos tem se dedicado ao projeto Triangulogia.
 

A feira ainda teve uma área de alimentação com a presença da Cerveja artesanal Bugio, lanches de Eduardo Althaus, atual chef do Estômago Café Vegano, além de doces da Brigaderia Barnabé.

“A ideia foi promover artistas e agentes locais, oportunizando ao público uma vivência cultural interdisciplinar e múltipla, com a participação de cerca de vinte artistas em um total de 6 horas de intensa programação”, informaram os curadores.
 

 

Confira quem participou:
 

– FEIRA DE ARTES GRÁFICAS E PUBLICAÇÕES IMPRESSAS
* Cactus Edições
* Dani Amorim
* Coletivo Decimal
* Giovani Urio
* Kaijuu Editora
* Larissa Fauri
* Lívia dos Santos
* Poutsplaf

– PERFORMANCES E INTERVENÇÕES
* Antonio Carlos Falcão
* Diego Esteves
* Fernanda Bertoncello Boff
* Isabella de Mendonça
* Qex

– VIDEOARTE
* Élle de Bernardini
* Estúdio Hybrido
* Festivau de C4nn3$
* Renata Sampaio

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Jardim naturalista foi tema de palestra no projeto Quartas do IAB

O projeto Quartas do IAB trouxe as arquitetas e urbanistas Vanessa Zechin e Natana Angheben Eitelven para a palestra “Jardins Naturalistas – Conceitos e aplicações a partir do projeto do Jardim dos Poderes Mágicos”. O projeto também será tema do curso “Composição e Plantio de Jardins Naturalistas”, promovido pela Escola IAB RS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Cinedebate exibiu o documentário “Ouvidor” e trouxe o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”

O projeto Quartas no IAB, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), apresentou, no dia 6 de agosto, o cinedebate com o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”. Durante o encontro, foi exibido o documentário recém lançado “Ouvidor”, dirigido e produzido por Matias Borgström.

Leia Mais →

Manifesto do IAB RS – O Véu de Luto

No dia 17 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, data instituída em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e figura central na consolidação das políticas públicas de proteção do patrimônio no Brasil. Tradicionalmente, o mês de agosto é marcado por ações que celebram e fortalecem a memória coletiva do país. No entanto, em 2025, Porto Alegre tem pouco a celebrar.

Leia Mais →

NOTA TÉCNICA DO IAB RS SOBRE A PROPOSTA PARA O NOVO PLANO DIRETOR DE PORTO ALEGRE

O presente documento se debruça sobre a análise técnica da Minuta do Plano Diretor Urbano Sustentável (MPDUS) apresentando pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por ocasião da Audiência Pública a ser realizada no dia 09 de agosto de 2025. Esse será o último momento de participação social antes do projeto chegar à Câmara de Vereadores. A presente nota tem como objetivo dialogar com a sociedade portoalegrense, a maior impactada, caso as mudanças se efetivem.

Leia Mais →