Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

História do IAB RS

1948 - O começo de uma nova história da Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) foi fundado em 19 de março de 1948 e vem, desde sua fundação, contribuindo para o desenvolvimento da formação e da prática da arquitetura e urbanismo no Estado. Sua primeira reunião foi realizada no dia 19 de fevereiro de 1948, na Biblioteca do Instituto de Belas Artes no do Rio Grande do Sul, sob a presidência do professor Tasso Corrêa, e contou com a presença de Eduardo Corona, como representante do Conselho Diretor Nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Corona, em sua participação na reunião, informou aos profissionais presentes que Porto Alegre sediaria o II Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado entre 20 e 27 de novembro de 1948.

Foram realizadas novas reuniões, nos dias 24 de fevereiro e 4 de março, já sob presidência do arquiteto Ernani Dias Corrêa, colocou-se em pauta: convocar a classe para a fundação do Departamento Estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil, solicitar ao IAB Nacional os estatutos e os esclarecimentos e orientações necessárias sobre como proceder esta fundação, além de solicitar instruções sobre o II Congresso Nacional Brasileiro de Arquitetos.

Página 2 da Ata de Fundação do IAB RS em 19 de março de 1948

A eleição para a composição da Comissão Diretora do IAB RS ocorreu em 19 de março de 1948, com a eleição de Ernani Dias Corrêa para presidente, Edgar Graeff e Carlos Bube dos Santos para primeiro e segundo secretários e Max Schlüpmann para tesoureiro. Participaram da sessão de fundação, Ernani Corrêa, Eugenio Steinhof, Carlos Bube dos Santos, Romeu Amaral, Carlos Alberto Mendonça, Max Hermann Schlüpmann, Edgar Graeff, Egon Weindorfer e Edvaldo Pereira Paiva.

Para Demétrio Ribeiro, “três fatores podem ser lembrados no processo de promoção da arquitetura no Rio Grande do Sul, que tomava a forma de promoção da arquitetura moderna: projetos vindos de fora, fundação do ensino da arquitetura no Estado e fundação do departamento local do Instituto dos Arquitetos de Brasil”. Mas a a realização do II Congresso Brasileiro de Arquitetos, se deu, conforme declarou Eduardo Corona, pelo fato da capital gaúcha necessitar de “um impulso e um esclarecimento no que se refere ao aspecto arquitetônico”. Porto Alegre neste particular está atrasadíssima. É uma cidade em câmara lenta. Tudo chega em último lugar”, declaração concedida em entrevista ao Correio do Povo, na edição de 26 de outubro de 1948.

Página 3 da Ata de Fundação do IAB RS em 19 de março de 1948

Em agosto de 1948, os estudantes do Instituto de Belas Artes da URGS criaram a versão gaúcha da revista Ante-Projeto, dedicada ao II Congresso Brasileiro de Arquitetos, com a direção composta por Edgar Graeff, Francisco Riopardense de Macedo, Jorge Sirito, Luiz Fernando Corona, Marcos Jaimovish e Nelson Souza. A partir do segundo número, a revista foi rebatizada de Espaço, tendo a comissão editorial formada por Carlos Fayet, Enilda Ribeiro, Nelson Souza, Jorge Sirito e Luiz Fernando Corona. Em seu terceiro número, foi responsável pelo registro da vinda de Oscar Niemeyer a Porto Alegre como paraninfo da primeira turma de urbanistas do Instituto de Belas Artes (IBA), em abril de 1949, pelo registro das decisões do II Congresso de Arquitetos e pelo início da luta dos estudantes por uma Faculdade de Arquitetura autônoma. Em sua quarta e última edição, de sua primeira fase, a revista registrou os cinco anos do curso do IBA e os primeiros arquitetos formados no Rio Grande do Sul, em 1949.

Nos anos 50, o Departamento do IAB no Rio Grande do Sul, sob a presidência de Max Hermann Schlüpman, passou a discutir e demandar uma solução para o problema do ensino da Arquitetura no Rio Grande do Sul, com a gestão da criação de uma faculdade de arquitetura e urbanismo. Também em 1950, no mês de abril, o presidente do IAB RS enviou uma carta ao presidente Eurico Gaspar Dutra solicitando a criação da carreira funcional de arquiteto na função pública federal e paraestatal. Max Schlüpman designou Tasso Corrêa ao IAB – Direção Nacional para objetivar um movimento que tinha como principais metas a uniformidade do título de arquiteto, a criação da carreira do arquiteto na função pública e a transformação em Faculdade Nacional de Arquitetura dos diversos cursos existentes até então e também a campanha em prol da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Rio Grande do Sul.

Assim, em 1952, foi criada a Faculdade de Arquitetura da UFRGS, a partir da fusão dos cursos de arquitetura então existentes na Escola de Engenharia e no Instituto de Belas Artes. Nascida do impulso destas demandas do IAB RS junto ao Ministério da Educação e Cultura e Governo Federal e também da mobilização estudantil, a Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Universidade federalizada também nos anos 50, é uma das mais antigas e qualificadas instituições de ensino de arquitetura e urbanismo do Brasil.

 

GALERIA DOS EX-PRESIDENTES

Ata de Fundação do IAB RS