O evento contou com a presença do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; do presidente do IAB RS, Rafael Passos; do presidente da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva; do vice-presidente da AVTSM, Flávio Silva; da procuradora geral do município, Rossana Schuch Boeira; do representante da Eccon Empreendimentos, Paulo Henrique Corrêa da Silva; e da secretária de Educação, Lúcia Madruga.
Três iniciativas marcaram o evento: a assinatura do termo de desapropriação do imóvel localizado na Rua dos Andradas, no centro de Santa Maria; a apresentação do concurso público nacional de Arquitetos para execução do memorial, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS); e a assinatura de um termo de cooperação entre prefeitura e Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (AVTSM), com apoio do IAB RS. O documento estabelece que o município seja responsável pela contratação e licitação da empresa que fará o projeto do memorial e da empresa que construirá a homenagem.
disse o presidente o IAB RS, Rafael Passos.
Confira algumas etapas do concurso:
24 de julho – Lançamento da plataforma digital para crowdfunding (financiamento coletivo pela internet)
18 e 19 de agosto – Seminário com apresentação de memoriais, propostas da AVTSM, conversa aberta à comunidade, definição do conceito e demais desdobramentos
Setembro (sem data definida) – Abertura do prazo de inscrição dos projetos
Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018 – Divulgação dos resultados
27 de janeiro de 2018 – O compromisso assumido pelo prefeito é de que na data em que a tragédia completa cinco anos, em 27 de janeiro de 2018, o prédio esteja demolido e à disposição da associação.