Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

INFORMATIVOS

A trajetória da arquiteta Enilda Ribeiro, uma das primeiras mulheres a ser diplomada na profissão no Rio Grande do Sul, foi destaque na coluna Almanaque, do jornal Zero Hora, na edição do dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Formada no curso técnico de Arquitetura do Instituto de Belas Artes do RS, em 1950, Enilda foi uma das responsáveis pelo movimento Por Uma Faculdade de Arquitetura (P.u.f.a), que originou o primeiro curso superior de Arquitetura independente no Estado, criado em 1952, na UFRGS. Em 1953, em parceria com Demétrio Ribeiro, seu companheiro, ela venceu o concurso de anteprojetos para a construção do Colégio Júlio de Castilhos (um dos primeiros prédios modernistas da Capital). Enilda foi uma das editoras da Revista Espaço, com Luis Fernando Corona, Edgar A. Graeff e Carlos M. Fayet, entre outros profissionais. Entre 1980 e 1981, presidiu o IAB/RS, a primeira mulher à frente da entidade.

– Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB/RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de  ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo.

Destacou Bruna Tavares, co-presidente da atual gestão.

Desde o começo desse ano, a equipe do IAB/RS está debruçada sobre um projeto que busca rever todo o  acervo de documentos de Enilda, o qual foi doado ao IAB após o seu falecimento, em abril de 2010.  São registros que mostram passagens da vida da arquiteta. O projeto tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU.

Leia o texto completo aqui ou na página abaixo.