Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

INFORMATIVOS

A copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira, concedeu entrevista para o jornalista Erick Bang, da Globonews, no último domingo (19). Na pauta, um dos focos foi o debate em torno do motivo que pode ter levado ao rápido colapso da Capital diante dos volumes de chuva.

“Porto Alegre tem um sistema de proteção contra enchentes, formadas por um dique, casas de bomba para escoamento de água, e também comportas que compõem os diques. Essas comportas não passaram por manutenção. Conforme o volume de água aumentava, o sistema ia se estressando. No caso do Centro Histórico, há uma parte dele com topografia mais elevada, então não ficou em baixo da água, mas uma parte importante ficou em baixo d’água. Nós tivemos apenas quatro bombas operando de um complexo com 17 bombas”, explica Clarice.

A copresidente citou, ainda, os diversos projetos de revitalização do Cais Mauá que não foram implementados por falta de interesse da iniciativa privada, ressaltando que projetos como esses, desconsiderando a proteção contra enchentes, teriam agravado ainda mais a situação vivida hoje na cidade. Clarice apontou, também, iniciativas de planejamento urbano regional, não apenas em municípios de forma isolada, que devem ser consideradas para a prevenção de novos episódios de cheia dos rios.

Assista à entrevista completa clicando aqui.