Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

INFORMATIVOS

Encontro reuniu representantes de diversas entidades no gabinete do Ministro Extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, em Porto Alegre.

Foto: SERS/Divulgação  

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. Estiveram presentes a diretora de planejamento do SERS, Fernanda Corezola; o assessor da SERS, Inacio Beninca;  a consultora da prefeitura Municipal, Virgínia Müzzel; o assessor do SERS, Aldir Seifried; a copresidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), Clarice Misoczky de Oliveira; a diretora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Eliane Constantinou; o vice-diretor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Everton Amaral Silva; a Coordenadora da Faculdade de Arquitetura (FA) e a Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), Luciana Miron; a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/RS (CAU/RS), Andrea Hamilton Ilha; o secretário de relações institucionais do CAU/RS, Fausto Leiria; e o chefe de gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

As propostas reúnem diferentes habilidades e capacidades das instituições de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Regional e Planejamento Urbano, tendo em vista os efeitos socioambientais a longo prazo que medidas emergenciais possam causar.

O IAB RS apresentou um planejamento de Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional. A iniciativa prevê a seleção de equipes multidisciplinares com o objetivo de orientar a contratação de Projetos e Profissionais de Arquitetura e Urbanismo no âmbito da Reconstrução do Estado, focando as áreas atingias pelas enchentes de maio. As equipes buscariam soluções de forma estruturada e territorializada, com qualificação técnica e participação comunitária, para as problemáticas decorrentes desses desastres ambientais e os problemas pré-existentes que se intensificam no presente momento.

Uma das frentes de atuação do IAB RS voltados para a moradia, historicamente, se alinha com a construção e consolidação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) enquanto política pública. A ATHIS opera de forma a atender às necessidades da população priorizando sua permanência no local de origem, evitando a criação de novas demandas por infraestrutura, serviços e transporte e respeitando a relação existente com o território. Além disso, busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a inclusão social e impulsionar a economia local, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria do ambiente urbano.

Segundo a entidade, um concurso é a forma mais adequada para a escolha de um objeto de natureza intelectual. Por meio dele é possível escolher a melhor solução, a partir de amplo repertório, para um programa específico. Na ocasião, Clarice de Oliveira apresentou, também, o manifesto escrito pelo IAB RS após as enchentes de maio, que pode ser lido clicando neste link.

A Faculdade de Arquitetura (FA) e a Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), através de um projeto de Extensão Universitária e pesquisa acadêmica, poderão contribuir com o planejamento regional, planejamento urbano, planejamento e desenho urbano de bairros até o déficit qualitativo habitacional e a elaboração de mobiliário. O CAU/RS, por sua vez, apresentou a ideia de uma cooperação técnica com os governos federal e estadual e universidades para a implantação dos Escritórios Públicos de Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social.

Sobre o IAB RS

Fundado em 1948, o IAB RS tem 76 anos de história promovendo o desenvolvimento dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo no estado, atuando na resolução de problemas habitacionais e organização do espaço urbano, incentivando a pesquisa, a qualidade do ensino de arquitetura e urbanismo, e promovendo e organizando Concursos de Projetos. A entidade possui um histórico de dezenas de Concursos Públicos – ora atuando como organizador, ora como consultor para organização – reforçando seu papel na contratação democrática de projetos.