LEI N. 125 – DE 3 DE DEZEMBRO DE 1935

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estabelece regras sobre a construção de edifícios públicos; O Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sancciono a seguinte lei: Art. 1º Na construção de edifícios públicos se observarão as leis estaduaes, e as posturas e deliberações municipais, sobre as materias de competência dos poderes locais em vigor na localidade respectiva. § 1º A Muncipalidade dará a licença, o alinhamento e o nivelamento, quando necessários, depois de aprovar os planos e projetos apresentados, independentemente de quaesquer emolumentos, taxas ou impostos. § 2º Serão, em todo o caso, exigiveis os tributos devidos pelos contractantes, ou executores, de obras, ou serviços, relativamente ao exercício de suas industrias ou profissões, se não decorrer de cargo, ou concessão de serviço público, federal. Art. 2º O processo de licença para obras de edificios públicos será expedido com a maior presteza, tendo preferencia sobre quaesquer outros, pena de responsabilidade, civil e criminal, dos funccionários culpados da demora, pelo damno causado ao poder publico interessado nas mesmas obras. Art. 3º Em caso de exigencia ilegitima das autoridades administrativas, a União, ou o Estado, promoverá as medidas judiciaes adequadas a annulla-la, ou excluir-lhe os effeitos.
Art. 4º A infração de postura, ou deliberação municipal sujeitará o administrador ou o contractante das obras, ou quem a houver determinado, ás multas estipuladas sem prejuizo do embargo da obra, que só se fará, quando cabível, por mandado judicial.
Art. 5º Nenhum edifício público de grande proporções, será construido sem prévio concurso para escolha do projeto respectivo.
No concurso tomarão parte sómente profissionaes habilitados legalmente.
Art. 6º Revogam-se as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1935, 114º da Independência e 47º da República.
Getulio Vargas
Vicente Ráo.
Arthur de Souza Costa.
Marques dos Reis.
José Carlos de Macedo Soares.
João Gomes Ribeiro Filho.
Henrique Aristides Guilhem
Odilon Braga
Gustavo Capanema
Agamemnon Magalhães
Leia a Lei Federal nº 8.220/91, assinada por Fernando Collor, que dispõe sobre a obrigatoriedade de abertura de concurso de projetos arquitetônicos para edifícios públicos do governo federal. (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index703f.html?art=465)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Jardim naturalista foi tema de palestra no projeto Quartas do IAB

O projeto Quartas do IAB trouxe as arquitetas e urbanistas Vanessa Zechin e Natana Angheben Eitelven para a palestra “Jardins Naturalistas – Conceitos e aplicações a partir do projeto do Jardim dos Poderes Mágicos”. O projeto também será tema do curso “Composição e Plantio de Jardins Naturalistas”, promovido pela Escola IAB RS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Cinedebate exibiu o documentário “Ouvidor” e trouxe o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”

O projeto Quartas no IAB, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), apresentou, no dia 6 de agosto, o cinedebate com o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”. Durante o encontro, foi exibido o documentário recém lançado “Ouvidor”, dirigido e produzido por Matias Borgström.

Leia Mais →

Manifesto do IAB RS – O Véu de Luto

No dia 17 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, data instituída em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e figura central na consolidação das políticas públicas de proteção do patrimônio no Brasil. Tradicionalmente, o mês de agosto é marcado por ações que celebram e fortalecem a memória coletiva do país. No entanto, em 2025, Porto Alegre tem pouco a celebrar.

Leia Mais →

NOTA TÉCNICA DO IAB RS SOBRE A PROPOSTA PARA O NOVO PLANO DIRETOR DE PORTO ALEGRE

O presente documento se debruça sobre a análise técnica da Minuta do Plano Diretor Urbano Sustentável (MPDUS) apresentando pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por ocasião da Audiência Pública a ser realizada no dia 09 de agosto de 2025. Esse será o último momento de participação social antes do projeto chegar à Câmara de Vereadores. A presente nota tem como objetivo dialogar com a sociedade portoalegrense, a maior impactada, caso as mudanças se efetivem.

Leia Mais →