Novas tecnologias e seus usos na Arquitetura foram tema de encontro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Quarta no IAB desta semana discutiu o modo como novas tecnologias podem ser agregadas na produção de Arquitetura e Urbanismo. Organizado pelo arquiteto Henrique Lorea Leite, o encontro fez parte do ciclo "Profissão de Arquiteto" e contou com Izabele Colusso, Miguel Esnaola e Waldo Costa como convidados.
O público que veio ao Solar do IAB pôde conferir Izabele Colusso apresentar diversas ferramentas que permitem melhor compreender o funcionamento da cidade, e assim possibilitam um planejamento urbano mais efetivo. “Através de simulações, autoridades e cidadãos têm mais um mecanismo para tomar as decisões realmente adequadas de planejamento”, explicou. Mestre e doutoranda pelo PROPUR/UFRGS, a arquiteta apresentou experiências desenvolvidas no Centre for Advanced Spatial Analysis, da University College London, como o "Flying over London", no qual os cidadãos podem fazer um voo virtual sobre a capital inglesa, e o "Bike Share Map", em que é possível visualizar a dinâmica dos serviços de aluguel de bicicleta em diversas cidades do mundo, inclusive Porto Alegre.

O sócio do Studio Prudencio, Miguel Esnaola, compartilhou com os presentes sua experiência com a plataforma BIM (Builing Information Modelling). Utilizado no desenvolvimento de projetos, o uso deste sistema vem crescendo em vários países o mundo, e tende a ser adotado como padrão no mundo todo. Esnaola demonstrou várias vantagens do processo de projeto em BIM em relação aos fluxos de trabalho mais utilizados atualmente. Destacam-se a interoperabilidade entre campos diferentes do projeto e rico poder de detalhamento desde o planejamento até a gestão da obra.

Por sua vez, Waldo Costa apresentou novas tecnologias que permitem a produção de arquiteturas que respondam a características ambientais. Costa demonstrou que existem novos dispositivos relativamente baratos e fáceis de operar que ainda podem ser melhor agregados aos projetos arquitetônicos. Mestrando pelo PROPAR/UFRGS, ele exibiu diferentes possibilidades do uso do hardware de prototipagem Arduino. Através de uma maquete, Costa exibiu como a entrada de luz pode ser controlada conforme o movimento do sol.
O encontro ainda contou com a presença do arquiteto Julio Vargas, que avaliou as possibilidades das novas tecnologias e estimulou o debate com o público presente.
Quartas no IAB tem o apoio da Caixa Econômica Federal.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Jardim naturalista foi tema de palestra no projeto Quartas do IAB

O projeto Quartas do IAB trouxe as arquitetas e urbanistas Vanessa Zechin e Natana Angheben Eitelven para a palestra “Jardins Naturalistas – Conceitos e aplicações a partir do projeto do Jardim dos Poderes Mágicos”. O projeto também será tema do curso “Composição e Plantio de Jardins Naturalistas”, promovido pela Escola IAB RS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Cinedebate exibiu o documentário “Ouvidor” e trouxe o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”

O projeto Quartas no IAB, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), apresentou, no dia 6 de agosto, o cinedebate com o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”. Durante o encontro, foi exibido o documentário recém lançado “Ouvidor”, dirigido e produzido por Matias Borgström.

Leia Mais →

Manifesto do IAB RS – O Véu de Luto

No dia 17 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, data instituída em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e figura central na consolidação das políticas públicas de proteção do patrimônio no Brasil. Tradicionalmente, o mês de agosto é marcado por ações que celebram e fortalecem a memória coletiva do país. No entanto, em 2025, Porto Alegre tem pouco a celebrar.

Leia Mais →

NOTA TÉCNICA DO IAB RS SOBRE A PROPOSTA PARA O NOVO PLANO DIRETOR DE PORTO ALEGRE

O presente documento se debruça sobre a análise técnica da Minuta do Plano Diretor Urbano Sustentável (MPDUS) apresentando pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por ocasião da Audiência Pública a ser realizada no dia 09 de agosto de 2025. Esse será o último momento de participação social antes do projeto chegar à Câmara de Vereadores. A presente nota tem como objetivo dialogar com a sociedade portoalegrense, a maior impactada, caso as mudanças se efetivem.

Leia Mais →