Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Revista ESPAÇO IAB RS - Arquitetura | Cidade | Cultura

Publicação periódica do IAB RS

Conceber um projeto e realizar uma obra é do dia-a-dia da nossa profissão, mas a oportunidade de inaugurar um novo projeto, um novo ESPAÇO, é sempre muito emocionante. Assim estamos, emocionados, com a publicação desta revista que é a consolidação e materialização de um trabalho de algumas gestões e de muitos colegas com o objetivo de recuperar as publicações periódicas que o IAB RS manteve em diversas épocas desde a sua fundação em 1948.

ESPAÇO é a matéria prima do trabalho do arquiteto e urbanista, da construção do abrigo ao planejamento das cidades, sempre buscando atender as necessidades dos clientes e da sociedade. ESPAÇO é o nome desta revista e também o conceito que mantivemos e recuperamos, como se fosse uma antiga edificação que, a partir de sua preservação e restauro, respeita e mantém viva a história ao mesmo tempo em que se renova para continuar a servir de palco para outras manifestações e atores.

A revista ESPAÇO tem o objetivo de promover a Arquitetura como Cultura, tratando dos temas tradicionais de interesse dos arquitetos, mas com linguagem acessível e abordagem ampla que permita uma aproximação com todas as pessoas, rompendo as 4 paredes do ambiente profissional especializado para levar a Arquitetura para a rua, para as escolas, para os bairros, para as administrações públicas e instituições… Temos certeza que muitos dos nossos temas também são temas de interesse de toda a sociedade e esperamos acertar na forma de comunicá-los.

A revista ESPAÇO será enviada gratuitamente pelo correio convencional para todos os arquitetos do estado do Rio Grande do Sul e, partir do número 2 também aceitará solicitações de assinatura. Cada edição apresentará um tema de capa, que será a matéria principal, uma entrevista com uma personalidade, uma matéria sobre uma área de atuação do arquiteto, publicação de projetos e obras de arquitetura e urbanismo, notícias e outras informações, sempre priorizando uma abordagem didática e jornalística.

Pretendemos, com tudo isto, complementar a oferta de publicações existente com uma revista com um caráter mais amplo, tanto cultural como político. Cultural buscando demonstrar que a arquitetura é uma ação intelectual e, portanto, artística e criativa e que sua concretização na criação de espaços de habitar do homem também busca a beleza, além da solidez e da funcionalidade. E um perfil político, obviamente não a nossa desgastada política partidária e representativa, mas a política como uma ferramenta de transformação da realidade através da promoção do entendimento entre grupos e pessoas diversas, mas com interesses comuns pela arquitetura, urbanismo, cidade e cultura.

CONFIRA ALGUNS DOS NÚMEROS PUBLICADOS: