Está aberta a seleção de aluno especial para o curso de mestrado em Arquitetura e Urbanismo – PROGRAU da UFPel.
As inscrições vão até 21/02/2011, no horário das 8h até as 14h.
Mais informações no site http://www.ufpel.edu.br/faurb/prograu/
Está aberta a seleção de aluno especial para o curso de mestrado em Arquitetura e Urbanismo – PROGRAU da UFPel.
As inscrições vão até 21/02/2011, no horário das 8h até as 14h.
Mais informações no site http://www.ufpel.edu.br/faurb/prograu/
Após mais de uma década sem edições, a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Rio Grande do Sul aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto, em Porto Alegre, no Hotel Continental, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais, entidades empresariais, acadêmicas, profissionais e organizações da sociedade civil.
O projeto Quartas do IAB trouxe as arquitetas e urbanistas Vanessa Zechin e Natana Angheben Eitelven para a palestra “Jardins Naturalistas – Conceitos e aplicações a partir do projeto do Jardim dos Poderes Mágicos”. O projeto também será tema do curso “Composição e Plantio de Jardins Naturalistas”, promovido pela Escola IAB RS.
O arquiteto e urbanista, escritor e professor Flávio Kiefer participou de um bate-papo dentro da programação do projeto Quartas do IAB, no dia 27 de agosto. O encontro, que foi mediado pelo também arquiteto e urbanista Paulo Cesa, teve como ponto de partida o primeiro livro de crônicas do autor, Cidade Abstrata, lançado em 2024 pela editora Libretos.
Para celebrar o Mês do Patrimônio Cultural, o IAB RS reuniu Antonio Luís Ramos Sarasá Martin, Jacqueline Custódio e Martina Lersch para uma roda de conversa sobre o assunto.
O projeto Quartas no IAB, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), apresentou, no dia 6 de agosto, o cinedebate com o tema “A atuação das arquitetas e urbanistas na luta pelo direito à moradia”. Durante o encontro, foi exibido o documentário recém lançado “Ouvidor”, dirigido e produzido por Matias Borgström.
A presença de mídia envolvendo o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB
No dia 17 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, data instituída em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e figura central na consolidação das políticas públicas de proteção do patrimônio no Brasil. Tradicionalmente, o mês de agosto é marcado por ações que celebram e fortalecem a memória coletiva do país. No entanto, em 2025, Porto Alegre tem pouco a celebrar.
O presente documento se debruça sobre a análise técnica da Minuta do Plano Diretor Urbano Sustentável (MPDUS) apresentando pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por ocasião da Audiência Pública a ser realizada no dia 09 de agosto de 2025. Esse será o último momento de participação social antes do projeto chegar à Câmara de Vereadores. A presente nota tem como objetivo dialogar com a sociedade portoalegrense, a maior impactada, caso as mudanças se efetivem.