Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

6ª edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Frente aos processos bastante conturbados de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, a sexta edição do micro festival de caminhadas terá como tema “os efeitos de um Plano Diretor na vida cotidiana“, entendendo que é urgente aproximar a população deste importantíssimo debate, abrindo diferentes frentes de resistência, tanto nas esferas jurídicas e administrativas, quanto no campo social, repactuando uma cidade desejável, muito além do modelo de cidade neoliberal orientada ao consumo e ao individualismo que setores da Administração Pública e da iniciativa privada querem nos impor.

Como a ativista, jornalista e urbanista Jane Jacobs opinaria frente ao processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, e que comentários ela faria sobre as diversas camadas históricas deixadas no ambiente construído?

Assim como nas edições anteriores, pretendemos utilizar as caminhadas como instrumentos de Pedagogia Urbana, auxiliando para que cada pessoa da massa cidadã se entenda como especialista da sua própria experiência de fruição pela cidade e que pode expandir suas habilidades e conhecimentos para tornar-se ativa – individualmente e organizada coletivamente – nos processos de tomada de decisão dos rumos da cidade.

“os efeitos de um Plano Diretor na vida cotidiana”

Na sexta edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre teremos três dias de caminhadas e encontros para observar/discutir/experimentar as diferentes transformações do território dentro da cidade:
Na sexta-feira, dia 19 de maio, teremos a já conhecida “Abertura Festiva” no início da noite. No sábado 20/05 teremos caminhadas ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite. No domingo 21/05 teremos caminhadas nos turnos da manhã e tarde e no comecinho da noite teremos uma sessão comentada do documentário “Citizen Jane: Battle for the City” do diretor Matt Tyrnauer – que conta a vida da escritora e ativista urbana Jane Jacobs e a luta para salvar os bairros históricos de Nova York a partir dos planos de remodelação do engenheiro Robert Moses na década de 1960 – também retratado por Marshall Berman no livro “Tudo que é sólido se desmancha no ar”.

Não será uma edição feita por e para especialistas. Muito pelo contrário! O foco é promovermos experiências compartilhadas e multitemáticas a partir do empirismo de todas as pessoas.

Importante!
As atividades da programação são gratuitas e podem ser feitas por todas as pessoas, sem restrição.

 

Entre em contato pelo WhatsApp para facilitar comunicação no dia das caminhadas
Acesse apertando aqui: https://chat.whatsapp.com/E5rDu6Vat6t4g3ZPb8nxH3

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →