Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A harmonia entre arte e arquitetura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Hoje indiscutivelmente reconhecido como instrumento essencial para o sucesso de qualquer negócio, o marketing, quando anunciado no Brasil na década de 70, foi ignorado, negado e desprezado. Também não foi fácil a aceitação do Design como elemento decisivo no diferencial dos produtos, inclusive nos meios profissionais da Arquitetura e da Engenharia. Para o arquiteto Nelson Ivan Petzold, da Bornancini Petzold & Müller Projeto de Produto, essa resistência, nas suas origens, foi devida em grande parte ao desconhecimento da essência da atividade do designer e pela confusão gerada com a tradução de “Design” (Projeto) por desenho, quando do batismo da profissão aqui no Brasil.
“Design não é apenas vestir um objeto” , esclarece ele. O designer trabalha com produtos que serão fabricados em série e o processo integral de criação exige conhecimentos muito diversificados que incluem, desde o domínio dos processos de fabricação, o uso adequado dos materiais (e seus custos), a correta avaliação de produtos similares existentes no mercado, até o impacto que os processos e os materiais escolhidos possam causar ao meio ambiente, enquanto usados e após o seu eventual descarte.
Petzold conta que iniciou a trabalhar em arquitetura como aluno em 1952, formando-se na turma de 1956 da UFRGS. Na época causava espécie que alguém não engenheiro, projetasse e construísse. Os trabalhos dos arquitetos pioneiros é que estabeleceu o reconhecimento e o respeito pela “nova” profissão. “Já então eu não me contentava em desenhar, por exemplo, uma esquadria. Eu queria saber como ela funcionaria, de que modo ela poderia ser feita melhor e mais barata. Me interessavam os detalhes.”
Em 1961 deixei o escritório de arquitetura ao qual estava associado e passei a dedicar-me à atividades didáticas na Faculdade de Arquitetura e na Escola de Engenharia da UFRGS para onde fui levado pelo Prof. José Carlos M. Bornancini, meu amigo e sócio até hoje. Foi com ele também que os primeiros trabalhos em Desenho Industrial foram iniciados junto à Wallig e à Jackwal.
DESENHO INDUSTRIAL & ARQUITETURA
Por muito tempo houve o sentimento de que a área de Desenho Industrial era uma espécie de feudo da Arquitetura. Hoje as áreas são mais definidas. Temos Faculdades de Desenho Industrial, inúmeros profissionais atuando no mercado e, de um modo geral, o reconhecimento da profissão. Ainda permanece um pouco vago para muitos empresários e mesmo para alguns profissionais designers a natureza e o verdadeiro objetivo de “Desenho Industrial” como instrumento de qualificação dos produtos. Existe uma nítida diferença na abordagem dos problemas e no encaminhamento das soluções na Arquitetura e no Desenho Industrial: “Eu não saberia mais enfrentar o processo de síntese de milhares de alternativas para projetar uma residência mas me sentiria muito a vontade para analisar as implicações industriais necessárias para a ‘fabricação’ de algumas centenas ou milhares de casas”.
Para Petzold, haverá sempre alguma superposiçãode áreas porque a diversidade de campos de atuação em Design é quase infinita. Seria impossível impedir, por qualquer regulamentação profissional, que pessoas capazes exerçam suas capacidades de designers, sejam elas adquiridas em bancos escolares, em faculdades, em experiência de vida ou até mesmo por desígnios genéticos.
A FÁBRICA DE ACORDEÕES QUE SE TRRANSFORMOU EM FÁBRICA DE MÓVEIS DE COZINHA
Ao longo dos seus 40 anos como designer muitos foram os desafios propostos a Petzold e seu sócio Bornancini para desenvolver ou melhorar produtos. Um exemplo é a Todeschini, tradicional fabricante de acordeões que se viu forçada a alterar seus rumos por pressão de vendas cada vez mais reduzidas devido a alterações de gosto, comportamento e exigências de mercado que então desligava-se de instrumentos somente “acústicos”.
O desafio era propor alternativas de produto que a empresa pudesse fabricar, com mínima adaptação dos equipamentos existentes para a produção dos acordeões. A solução proposta pelos designers foi produzir, em placas de madeira reconstituída, móveis componíveis para cozinha. Esse projeto foi um marco na indústria moveleira de Bento Gonçalves, que recém iniciava. O estudo, que teve a colaboração do estudante João T. Busko, envolveu desde a composição de materiais e preços, novos processos construtivos, embalagens para os componentes dos móveis até manuais de montagem, num envolvimento total com a fábrica, seu quadro de funcionários e seus dirigentes. Até hoje os designers se emocionam com o alcance deste projeto e principalmente com a coragem demonstrada pelos responsáveis pela Todeschini em assumir tamanha mudança. “O compromisso do Designer Industrial é fazer objetos não apenas em grandes quantidades, mas fazê-los inovadores, seguros e confiáveis, produzidos de maneira mais racional, mais baratos e com mais qualidade e que sejam estimulantes aos sentidos e ao intelecto”.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →