Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Debate sobre planejamento urbano deu continuidade ao ciclo Desafios Urbanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

João Farias Rovati e Maria Nazareth Hassen foram os convidados da Quarta no IAB que discutiu Planejamento Urbano. O encontro, que ocorreu no dia 13 de novembro, deu continuidade ao ciclo Desafios Urbanos, que está acontecendo desde o início da 2013 para discutir o documento “10 Pontos por um Projeto de Cidade”.
O debate foi pautado pela exibição de um vídeo de 50 minutos, exibido na primeira parte do encontro, em que Carlos Vainer, doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Paris 1, era entrevistado pelo jornalista Juca Kfoury. O programa falava dos impactos de megaeventos nas cidades, usando como exemplo as ações para a Copa do Mundo no Brasil.

Vainer observou que as cidades brasileiras de várias outras partes do mundo estão adotando uma lógica de empresarial, colocando-se no mercado e disputando eventos e turismo. “Uma 'guerra' entre as cidades ocorre para ver quem consegue oferecer mais vantagens, para mudar isso precisamos repensar o papel do Estado”, ele opiniou.
Doutora em Educação, Maria Nazareth Hassen lamnetou a falta de organização dos movimentos de resistência em relação aos processos citados por Vainer, apesar de louvar alguns avanços alcançados em cidades como Porto Alegre. A pesquisadora ainda tratou da questão sob um ponto de vista bastante pessoal, contando aos presentes que experimenta a cidade à pé e de bicicleta, tendo um contato grande com as ruas. Maria Nazareth também afirmou que, apesar das dificuldades impostas para quem pretende modificar o atual quadro urbano, o pior sentimento a se carregar é a resignação, sendo necessario lutar.
Por sua vez, João Farias Rovati, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Paris-8, destacou que as críticas de Vainer e de tantos outros pesquisadores em relação às cidades e aos megaeventos expõem um antagonismo entre duas visões de mundo e propostas de atuação política diferentes, muitas vezes até mesmo opostas. Rovati também deixou claro que ser pesquisador é bastante diferente de ser uma autoridade política, por isso tem muito cuidado em não repetir o que muitos colegas fazem, como dizer como os políticos devem fazer sua escolhas.
O debate foi encerrado com a participação de vários presentes, que puderam fazer perguntas e discutir as ideias expostas.
Quarta no IAB tem apoio da Caixa Econômica Federal
.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →