Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Debate sobre planejamento urbano deu continuidade ao ciclo Desafios Urbanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

João Farias Rovati e Maria Nazareth Hassen foram os convidados da Quarta no IAB que discutiu Planejamento Urbano. O encontro, que ocorreu no dia 13 de novembro, deu continuidade ao ciclo Desafios Urbanos, que está acontecendo desde o início da 2013 para discutir o documento “10 Pontos por um Projeto de Cidade”.
O debate foi pautado pela exibição de um vídeo de 50 minutos, exibido na primeira parte do encontro, em que Carlos Vainer, doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Paris 1, era entrevistado pelo jornalista Juca Kfoury. O programa falava dos impactos de megaeventos nas cidades, usando como exemplo as ações para a Copa do Mundo no Brasil.

Vainer observou que as cidades brasileiras de várias outras partes do mundo estão adotando uma lógica de empresarial, colocando-se no mercado e disputando eventos e turismo. “Uma 'guerra' entre as cidades ocorre para ver quem consegue oferecer mais vantagens, para mudar isso precisamos repensar o papel do Estado”, ele opiniou.
Doutora em Educação, Maria Nazareth Hassen lamnetou a falta de organização dos movimentos de resistência em relação aos processos citados por Vainer, apesar de louvar alguns avanços alcançados em cidades como Porto Alegre. A pesquisadora ainda tratou da questão sob um ponto de vista bastante pessoal, contando aos presentes que experimenta a cidade à pé e de bicicleta, tendo um contato grande com as ruas. Maria Nazareth também afirmou que, apesar das dificuldades impostas para quem pretende modificar o atual quadro urbano, o pior sentimento a se carregar é a resignação, sendo necessario lutar.
Por sua vez, João Farias Rovati, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Paris-8, destacou que as críticas de Vainer e de tantos outros pesquisadores em relação às cidades e aos megaeventos expõem um antagonismo entre duas visões de mundo e propostas de atuação política diferentes, muitas vezes até mesmo opostas. Rovati também deixou claro que ser pesquisador é bastante diferente de ser uma autoridade política, por isso tem muito cuidado em não repetir o que muitos colegas fazem, como dizer como os políticos devem fazer sua escolhas.
O debate foi encerrado com a participação de vários presentes, que puderam fazer perguntas e discutir as ideias expostas.
Quarta no IAB tem apoio da Caixa Econômica Federal
.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi morada do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →