Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

DEMETRIO RIBEIRO – 1916 / 2003 – pronunciamento do IAB-DN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil informa o falecimento, em 22 de outubro de 2003, do arquiteto Demetrio Ribeiro, Conselheiro Vitalício do IAB. O sepultamento foi marcado para as 16h00 de 23 de outubro de 2003, no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Demetrio Ribeiro nasceu em Porto Alegre e viveu os primeiros anos na estância do avô e em Alegrete, no Rio Grande do Sul. Filho de pai brasileiro e mãe francesa, aos sete anos mudou-se com a família para a França, retornando a Porto Alegre aos 18 anos. Formou-se Arquiteto em Montevidéu, Uruguai. Foi professor do primeiro curso de arquitetura do Rio Grande do Sul, no Instituto de Belas Artes, e um dos fundadores da UFRGS. Cassado pela ditadura militar na primeira lista dedicada à Universidade em 1964, por sua militância comunista, foi reintegrado à docência pela Lei da Anistia em 1979. Arquiteto aplicado ao urbanismo e identificado com o movimento moderno autêntico, dedicou-se ao planejamento de cidades pequenas e médias do Rio Grande do Sul no período em que esteve impedido de ensinar, embora também privado de assinar a autoria de seus próprios trabalhos.
Foi Presidente Nacional do IAB no triênio 1977/1979, estando presente na linha de frente da luta pela anistia e pelo retorno às liberdades democráticas ao lado de outras entidades profissionais como a ABI e a OAB. Coordenou a elaboração do Anteprojeto de Lei para a criação do Conselho de Arquitetura apresentado aos arquitetos em 1979 e, em 2003, sempre atento às questões maiores da profissão, foi um dos primeiros a firmar apoio ao atual Projeto de Lei que criará o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Recebeu a comenda maior do Instituto de Arquitetos do Brasil, o Colar do IAB, durante as comemorações pelos 80 anos de fundação do IAB, em 26 de janeiro de 2001, como reconhecimento à contribuição que prestou ao desenvolvimento da Arquitetura do Brasil e justa homenagem à sua vida pessoal e profissional, referência ética permanente para os arquitetos brasileiros.
Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz
Presidente Nacional do IAB
Mensagens à colega Enilda Ribeiro e à família, poderão ser enviadas para o seguinte endereço: Av. Independência, nº 50, aptº 1906 90035-070 – Porto Alegre-RS
Ou pelo fax nº 51 3212-4070, do IAB-RS, que os encaminhará à família de Demétrio Ribeiro.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →