Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Espaço público é o tema da Caravana da Arquitetura de Erechim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Entre os dias 15 e 17 de novembro, Erechim recebe a Caravana da Arquitetura, que terá atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focadas no tema “Espaço Público”. O evento é uma realização do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR). A programação será na Polo da Cultura – Parque da ACCIE e é aberta ao público em geral.
A programação inicia na sexta-feira, dia 15, com Jantar de Confraternização para a chegada da Caravana, no Galpão Campeiro da AABB às 20h30min. No sábado a programação inicia às 10h, com a abertura oficial do evento pelo presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva. Após, ocorre a palestra “Espaço Público, Arquitetura e Cidade”, com o professor, arquiteto e urbanista e vice-presidente do IAB RS, Rogério Malinsky. Os debatedores serão: Guilherme Bruno, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o arquiteto Alexandre Nichetti, presidente do IAB Núcleo de Erechim.
Na tarde do sábado, às 14h00, acontece a palestra “Requalificação de Centros Históricos”, ministrada pela Arqª Briane Bicca e tendo como debatedores a professora Natália Pereira, da UFFS e Jorge Luis Stocker Jr., da Defender.
Ainda na parte da tarde de sábado os arquitetos Alexandre Nichetti  e Hadassa Komka apresentam os “Conceitos de Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Erechim”. Após a exposição será realizado debate mediado por Silvana Nichetti, da Defender. Às 16h30, acontece mesa redonda sobre “Paisagem da Cidade e Patrimônio Histórico” com Telmo Padilha Cesar, presidente da Defender;  a professora Carla Portal, da Universidade de Passo Fundo; e o arq. Humberto Hickel, vice-presidente do IAB RS. A mediação será do presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva.
No domingo, dia 17, às 10h, os participantes realizam passeio pelo Centro Histórico da cidade, encerrando a programação com um almoço.
A Caravana da Arquitetura é uma promoção do IAB RS com patrocínio do CAU BR e já foi realizada, neste ano de 2013, em Santa Maria, Rio Grande, Capão da Canoa, Torres, Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre. A edição de Erechim tem a organização do Núcleo Erechim do IAB RS e o apoio das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Erechim, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo; DEFENDER – Defesa Civil do Patrimônio Histórico; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU RS; Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE e Frinape.
Confirma a programação completa aqui.
Currículo dos palestrantes:
Rogério Malinsky. Arquiteto. Especialista em Planejamento Urbano e Habitação pela Universidade de Edinburgh, Escócia, ministrou as Disciplinas de Arquitetura Paisagística e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, de 1980 à 2009; em sua prática profissional em Projetos urbanos tem destaque o Parque Marinha do Brasil, Porto Seco – Terminal de Cargas, em Porto Alegre/RS, Polo Petroquímico/RS; Terminais de Cargas, Áreas Industrias, Praças e Parques Urbanos.
Briane Bicca, Arquiteta. Pós doutora em Conservação do Patrimônio Histórico pela universidade Palais Chaillot de Paris, trabalhou como técnica em planejamento e preservação do IPHAN; também coordenou o Setor de Cultura da Unesco no Brasil, atualmente coordena o Projeto Monumenta Porto Alegre.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Plano Diretor de Florianópolis em debate no IAB

Na próxima quarta-feira (17/05) o Instituto de Arquitetos do Brasil  – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) vai debater o processo de revisão do Plano Diretor de Florianópolis. A ideia é poder conhecer os processos e trocar experiências, pois muitas cidades além de Porto Alegre estão realizando revisões de planos diretores. O evento acontece a partir das 19h, no Solar do IAB (Rua Gen. Canabarro 363).

Leia Mais →

Escola IAB RS promove curso Mobgrafia

Os smartphones, além de ferramentas de comunicação, representam uma forma de conexão com o mundo. Através das redes sociais, nos permitem ver e dar visibilidade aos conteúdos criados a partir dos próprios aparelhos, tal como a MOBGRAFIA, a fotografia realizada pelos dispositivos celulares. Explorando as temáticas da arquitetura e da cidade, o curso de MOBGRAFIA tem por objetivo principal instrumentalizar os participantes com exposições teóricas e exercícios práticos para a utilização da linguagem fotográfica através dos aparelhos celulares.

Leia Mais →

Outras Notícias