Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Espaço público é o tema da Caravana da Arquitetura de Erechim

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Entre os dias 15 e 17 de novembro, Erechim recebe a Caravana da Arquitetura, que terá atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focadas no tema “Espaço Público”. O evento é uma realização do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR). A programação será na Polo da Cultura – Parque da ACCIE e é aberta ao público em geral.
A programação inicia na sexta-feira, dia 15, com Jantar de Confraternização para a chegada da Caravana, no Galpão Campeiro da AABB às 20h30min. No sábado a programação inicia às 10h, com a abertura oficial do evento pelo presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva. Após, ocorre a palestra “Espaço Público, Arquitetura e Cidade”, com o professor, arquiteto e urbanista e vice-presidente do IAB RS, Rogério Malinsky. Os debatedores serão: Guilherme Bruno, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o arquiteto Alexandre Nichetti, presidente do IAB Núcleo de Erechim.
Na tarde do sábado, às 14h00, acontece a palestra “Requalificação de Centros Históricos”, ministrada pela Arqª Briane Bicca e tendo como debatedores a professora Natália Pereira, da UFFS e Jorge Luis Stocker Jr., da Defender.
Ainda na parte da tarde de sábado os arquitetos Alexandre Nichetti  e Hadassa Komka apresentam os “Conceitos de Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Erechim”. Após a exposição será realizado debate mediado por Silvana Nichetti, da Defender. Às 16h30, acontece mesa redonda sobre “Paisagem da Cidade e Patrimônio Histórico” com Telmo Padilha Cesar, presidente da Defender;  a professora Carla Portal, da Universidade de Passo Fundo; e o arq. Humberto Hickel, vice-presidente do IAB RS. A mediação será do presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva.
No domingo, dia 17, às 10h, os participantes realizam passeio pelo Centro Histórico da cidade, encerrando a programação com um almoço.
A Caravana da Arquitetura é uma promoção do IAB RS com patrocínio do CAU BR e já foi realizada, neste ano de 2013, em Santa Maria, Rio Grande, Capão da Canoa, Torres, Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre. A edição de Erechim tem a organização do Núcleo Erechim do IAB RS e o apoio das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Erechim, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo; DEFENDER – Defesa Civil do Patrimônio Histórico; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU RS; Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE e Frinape.
Confirma a programação completa aqui.
Currículo dos palestrantes:
Rogério Malinsky. Arquiteto. Especialista em Planejamento Urbano e Habitação pela Universidade de Edinburgh, Escócia, ministrou as Disciplinas de Arquitetura Paisagística e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, de 1980 à 2009; em sua prática profissional em Projetos urbanos tem destaque o Parque Marinha do Brasil, Porto Seco – Terminal de Cargas, em Porto Alegre/RS, Polo Petroquímico/RS; Terminais de Cargas, Áreas Industrias, Praças e Parques Urbanos.
Briane Bicca, Arquiteta. Pós doutora em Conservação do Patrimônio Histórico pela universidade Palais Chaillot de Paris, trabalhou como técnica em planejamento e preservação do IPHAN; também coordenou o Setor de Cultura da Unesco no Brasil, atualmente coordena o Projeto Monumenta Porto Alegre.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →