Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB elege nova direção nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Com plataforma intitulada “Um Instituto de Arquitetos para o Brasil”, tomou posse a nova Direção Nacional do IAB 2020/2023. A eleição ocorreu durante a 163ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU) realizada virtualmente entre os dias 26 e 27 de setembro.

A arquiteta mineira Maria Elisa Baptista presidirá pelos próximos três anos a entidade que celebrará seu centenário em 2021, ano em que também será realizado o Congresso Mundial UIA 2021 Rio, tendo como vice nacional o arquiteto gaúcho Rafael Passos.
 


A nova direção é sediada em Minas Gerais, e reúne também profissionais do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Amazonas, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro e Paraná.

Em sua despedida como presidente nacional, o arquiteto Nivaldo Andrade, fez o seguinte pronunciamento:

“Em tempos de graves ameaças à democracia, às instituições, aos direitos humanos e à própria vida, os arquitetos e urbanistas têm uma importante missão a cumprir, criando espaços mais justos e inclusivos e defendendo a dignidade da população através da concepção e construção de soluções de habitação e infraestrutura que contemplem a todos e, em especial, àqueles em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Uma das novidades da nova diretoria é a incorporação da igualdade de gênero. Para isso, foi criada a vice-presidência de Ações Afirmativas, a fim de conduzir as questões de gênero, raça e orientação sexual. Recentemente o IAB estabeleceu uma comissão de assuntos de gênero, nomeada Rosa Kliass, em homenagem à arquiteta pioneira do paisagismo brasileiro.

“É nesse tempo, de olhos abertos e mãos estendidas, que o IAB existe e resiste. Por sorte, não estamos sós e não começamos hoje. Começamos há cem anos, e isso, por si só, merece celebração”, disse Maria Elisa, destacando ainda que “Queremos um IAB coletivo que debata e produza ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, ambiental, de ordenamento territorial, urbanísticas e de preservação do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”.

Entre as novas propostas da gestão 2020/2023 está a estrutura colegiada, já estabelecida no estatuto da entidade, que ganhará vigor fortalecendo os departamentos, a integração nacional através das vice-presidências regionais, e a ação coordenada das comissões nacionais entre si e com as comissões regionais. Essas relações tecerão a massa crítica responsável pela atuação e representatividade do IAB.

“Vamos trabalhar ombro a ombro com a Diretoria Cultural, com os departamentos e vice-regionais que ampliarão e darão visibilidade às ações culturais do IAB”, propôs Maria Elisa.

Outro ponto estratégico da nova diretoria será a continuidade e o aprimoramento do trabalho desenvolvido até agora para a realização, no ano que vem, no Rio de Janeiro, do Congresso Mundial UIA 2021. Além disso, a nova diretoria irá se dedicar ao engajamento, à formulação e à definição de políticas públicas nos campos abrangidos pela arquitetura e pelo urbanismo, a partir das reflexões e proposições construídas nacionalmente, conduzindo também a atuação do IAB junto às entidades internacionais da profissão – CIALP, FPAA e UIA.

Para Maria Elisa, as soluções capazes de enfrentar os desafios de um mundo marcado por imensas desigualdades, mesmo as soluções promovidas pela arquitetura e pelo urbanismo, não serão construídas no âmbito estrito da profissão. Por isso, o engajamento do IAB se fortalece ainda mais nas grandes questões da vida nacional, de natureza política, social, econômica e cultural, que se dará pela atuação em conjunto com os movimentos e instituições representativos dos mais diversos setores da sociedade.

Conheça a composição da Nova Direção Nacional do IAB

Presidente Nacional
Maria Elisa Baptista – MG

Vice-Presidente Nacional
Rafael Pavan dos Passos –RS

Secretário Geral
Cláudio Listher Marques Bahia – MG

Diretora Administrativo-financeira
Rosilene Guedes Souza – MG

Diretor Cultural
Luiz Eduardo Sarmento Araújo – DF

Vice Presidente de Relações Institucionais
Fernando Túlio Salva Rocha Franco – SP

Vice Presidente de Ações Afirmativas
Luiza Rego Dias Coelho – DF

Vice Presidente Região Centro-Oeste
Laís Petra Lobato Martins – DF

Vice Presidente Região Nordeste
Carla de Azevedo Veras – MA

Vice Presidente Região Norte
Marcelo Borborema – AM

Vice Presidente Região Sudeste
Marcela Marques Abla – RJ

Vice Presidente Região Sul
Tânia Nunes Galvão Verri – PR

Vice Presidente de Relações UIA 2021 Rio
Nivaldo Andrade – BA

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →