Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB elege nova direção nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Com plataforma intitulada “Um Instituto de Arquitetos para o Brasil”, tomou posse a nova Direção Nacional do IAB 2020/2023. A eleição ocorreu durante a 163ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU) realizada virtualmente entre os dias 26 e 27 de setembro.

A arquiteta mineira Maria Elisa Baptista presidirá pelos próximos três anos a entidade que celebrará seu centenário em 2021, ano em que também será realizado o Congresso Mundial UIA 2021 Rio, tendo como vice nacional o arquiteto gaúcho Rafael Passos.
 


A nova direção é sediada em Minas Gerais, e reúne também profissionais do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Amazonas, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro e Paraná.

Em sua despedida como presidente nacional, o arquiteto Nivaldo Andrade, fez o seguinte pronunciamento:

“Em tempos de graves ameaças à democracia, às instituições, aos direitos humanos e à própria vida, os arquitetos e urbanistas têm uma importante missão a cumprir, criando espaços mais justos e inclusivos e defendendo a dignidade da população através da concepção e construção de soluções de habitação e infraestrutura que contemplem a todos e, em especial, àqueles em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Uma das novidades da nova diretoria é a incorporação da igualdade de gênero. Para isso, foi criada a vice-presidência de Ações Afirmativas, a fim de conduzir as questões de gênero, raça e orientação sexual. Recentemente o IAB estabeleceu uma comissão de assuntos de gênero, nomeada Rosa Kliass, em homenagem à arquiteta pioneira do paisagismo brasileiro.

“É nesse tempo, de olhos abertos e mãos estendidas, que o IAB existe e resiste. Por sorte, não estamos sós e não começamos hoje. Começamos há cem anos, e isso, por si só, merece celebração”, disse Maria Elisa, destacando ainda que “Queremos um IAB coletivo que debata e produza ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, ambiental, de ordenamento territorial, urbanísticas e de preservação do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”.

Entre as novas propostas da gestão 2020/2023 está a estrutura colegiada, já estabelecida no estatuto da entidade, que ganhará vigor fortalecendo os departamentos, a integração nacional através das vice-presidências regionais, e a ação coordenada das comissões nacionais entre si e com as comissões regionais. Essas relações tecerão a massa crítica responsável pela atuação e representatividade do IAB.

“Vamos trabalhar ombro a ombro com a Diretoria Cultural, com os departamentos e vice-regionais que ampliarão e darão visibilidade às ações culturais do IAB”, propôs Maria Elisa.

Outro ponto estratégico da nova diretoria será a continuidade e o aprimoramento do trabalho desenvolvido até agora para a realização, no ano que vem, no Rio de Janeiro, do Congresso Mundial UIA 2021. Além disso, a nova diretoria irá se dedicar ao engajamento, à formulação e à definição de políticas públicas nos campos abrangidos pela arquitetura e pelo urbanismo, a partir das reflexões e proposições construídas nacionalmente, conduzindo também a atuação do IAB junto às entidades internacionais da profissão – CIALP, FPAA e UIA.

Para Maria Elisa, as soluções capazes de enfrentar os desafios de um mundo marcado por imensas desigualdades, mesmo as soluções promovidas pela arquitetura e pelo urbanismo, não serão construídas no âmbito estrito da profissão. Por isso, o engajamento do IAB se fortalece ainda mais nas grandes questões da vida nacional, de natureza política, social, econômica e cultural, que se dará pela atuação em conjunto com os movimentos e instituições representativos dos mais diversos setores da sociedade.

Conheça a composição da Nova Direção Nacional do IAB

Presidente Nacional
Maria Elisa Baptista – MG

Vice-Presidente Nacional
Rafael Pavan dos Passos –RS

Secretário Geral
Cláudio Listher Marques Bahia – MG

Diretora Administrativo-financeira
Rosilene Guedes Souza – MG

Diretor Cultural
Luiz Eduardo Sarmento Araújo – DF

Vice Presidente de Relações Institucionais
Fernando Túlio Salva Rocha Franco – SP

Vice Presidente de Ações Afirmativas
Luiza Rego Dias Coelho – DF

Vice Presidente Região Centro-Oeste
Laís Petra Lobato Martins – DF

Vice Presidente Região Nordeste
Carla de Azevedo Veras – MA

Vice Presidente Região Norte
Marcelo Borborema – AM

Vice Presidente Região Sudeste
Marcela Marques Abla – RJ

Vice Presidente Região Sul
Tânia Nunes Galvão Verri – PR

Vice Presidente de Relações UIA 2021 Rio
Nivaldo Andrade – BA

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →