Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS promove debate “A Mulher frente ao mercado de trabalho”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) com o apoio da "Resistência Solidária Feminina" promoveu na noite desta quarta-feira (07/03) o debate "A Mulher Frente ao Mercado de Trabalho" com a mediação de Sinara Robin e participação de Gabriela Siqueira, Heleniza Campos e Lorena Holzmann. Essa foi a primeira "Quarta do IAB" de 2018.

A mediadora Sinara Robin, mestre em ciências sociais, disse que a luta das mulheres pela emancipação é uma luta de todos nós, "porque neste corpo de mulher temos uma ressonância de libertação das lutas anticapitalistas".  “Na vida urbana hoje falar das diferenças, a mulher é uma figura fundamental que representa uma diversidade que não nos espanta e não nos indigna, porque vivemos cansados de sermos nós mesmos", refletiu Sinara.
 


A arquiteta Lorena Holzmann abriu o evento fazendo um resgate histórico sobre o papel da mulher na sociedade e as dificuldades na ascensão do conhecimento técnico. Ela lembrou que hoje, a maternidade ainda é justificativa para dificultar a entrada da mulher no mercado de trabalho. “Mas também, ao mesmo tempo, encontramos empresas que preferem mulheres casadas e com filhos, por acreditarem que elas são mais comprometidas do que as solteiras”, informou Lorena.  Na pesquisa apresentada, Lorena revelou que as mulheres representam mais de 50% dos desempregados da região metropolitana de Porto Alegre. O emprego doméstico recentemente empregava 7 milhões de mulheres, que é a saída para as mulheres de baixa escolaridade, conforme a pesquisa. Os dados apresentados por Lorena também revelaram que hoje as mulheres são muito bem-vindas no setor de Call Centers. Que mais de 30% dos domicílios do Brasil são chefiados por mulheres, que não têm a presença masculina.

Heleniza Campos, arquiteta e professora da UFRGS, falou das mudanças nos sistemas econômicos que fizeram com que a mulher se manifestasse de formas diversas. Para ela, a mulher traz no seu gene essa reprodução cultural do trabalho ancestral. “Não só isso, mas outros elementos, a mulher ultrapassa seus limites historicamente reconhecidos”, enfatizou.  Heleniza também apresentou dados do IBGE, que mostraram que a mulher está bem acima do homem em escolaridade. Na população em idade ativa, que podem trabalhar, entre 2013 e 2015, a mulher apareceu sempre acima do homem. Já na população ocupada, ou seja, a que está empregada, a mulher já perdeu espaço para os homens, fora a distribuição de empregos com carteira assinada. “Hoje a mulher predomina em setores de administração pública, serviços e no comércio”, informou. “É importante hoje reconhecer os tipos, características, gêneros desta mulher contemporânea. Somos diferentes, temos nossos direitos e nossas conquistas”, concluiu heleniza.


 

A arquiteta Gabriela da Siqueira relatou seu trabalho de arquiteta no gerenciamento de obras na construção civil, onde predomina o trabalho masculino. “Para ser respeitada, senti necessidade de ter mais conhecimento no setor, então busquei a ONG “Mulher em Construção, onde me reconheci como mulher”, relatou.  Gabriela contou que depois desta experiência se sentiu mais segura, humilde e com mais empatia em se colocar no lugar do outro.

A partir desta experiência Gabriela Siqueira criou a empresa UFA! especializada em mão de obra feminina, hidráulica, montagem de móveis, entre outros serviços. “Fui questionada muito por ser arquiteta e fazer um trabalho de pintora, é fato que existe um preconceito”, disse. A arquiteta contou que neste mercado, passou por situações onde homens nem olhavam no seu rosto. “A maneira de garantir respeito foi mostrar meu conhecimento no setor, só assim eu consegui meu espaço”, contou Gabriela. Para ela, a vida da mulher é difícil, “mas a gente tem que ir atrás do conhecimento e de nossos sonhos, e todas nós somos capazes”. A arquiteta trabalhou todo o ano de 2016 prestando serviços em casas de mulheres. “Me chamavam porque algumas já tinham sido assediadas ou não tinham respeito com prazos e qualidade dos serviços. Hoje eu venho conquistando esse respeito, e mostro que não estou ali para brincadeira”, declarou Gabriela Siqueira.

Saiba mais sobre as debatedoras:

Gabriela Siqueira
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCRS em 2011/02. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV em 2015. Já trabalhou em escritórios de arquitetura e urbanismo, hoje é proprietária da UFA! Mão de Obra Feminina e trabalha no escritório PRODASIQ Sistemas e Representações. Faz parte da diretoria como Secretária da ONG Mulher em Construção.

Heleniza Campos
Possui graduação em Arquitetura (UFPE, 1988), Mestrado em Desenvolvimento Urbano (UFPE, 1995) e Doutorado em Geografia (UFRJ, 1999), sob orientação do Prof. Marcelo Lopes de Souza. Entre 2000 e 2012 atuou como docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo e do PPGDR da UNISC, realizando pesquisas no âmbito do desenvolvimento regional, sendo alguns deles produzidos junto ao Conselho Regional de Desenvolvimento-COREDE do Vale do Rio Pardo. Atualmente é docente da UFRGS no Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e no PROPUR. É membro pesquisador o Observatório das Metrópoles (RS) enquanto representante do PROPUR.

Lorena Holzmann
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1992). É professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: inovações tecnicas e organizacionais, gestão do trabalho, trabalho e tecnologia, processo de trabalho e economia solidária.

Sinara Robin
Possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Membro da Equipe do Núcleo Local UNITRABALHO da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Sociólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenadora de Projetos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pesquisadora do Museu Universitário/UFRGS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Desenvolvimento de atividades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Equipe Coordenadora de Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Coordenação de Projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →