Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB/RS realiza evento para debater o Plano Diretor de Florianópolis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS), promoveu, na noite de quarta-feira (17), um evento para debater o processo de revisão do Plano Diretor de Florianópolis. A proposta da entidade foi conhecer melhor as diretrizes e trocar informações, tendo em vista que diversas cidades brasileiras estão no mesmo momento de revisão de seus planos, incluindo Porto Alegre. A atividade marcou a primeira edição das Quartas no IAB e também o início da nova gestão.

O evento contou com a participação via conferência do presidente do IAB/SC, Gustavo Machado; da presidente do Núcleo Grande Florianópolis do IAB, Zoraia Vargas Guimarães; do Coordenador Estadual do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de Santa Catarina (MLB-SC), Wilson Májè; e do doutor em botânica e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Horta. A mediação foi realizada pela arquiteta e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Heleniza Ávila Campos, e a arquiteta Maria Dalila Bohrer.

De acordo com a co-presidente do IAB/RS, Clarice Misoczky Oliveira, “o processo de revisão apresentado no evento de hoje propõe um diálogo com o mesmo trabalho que estamos fazendo hoje na cidade de Porto Alegre, e estabeleceu importantes paralelos. O movimento em Santa Catarina foi muito comentado aqui no Estado, por isso a escolha para promover o encontro de hoje”, disse.

Gustavo Machado salientou a importância da formação de uma rede que possa debater esses processos de revisão. Para o presidente da entidade no estado de SC, arquitetos e urbanistas têm papel fundamental sobre a responsabilidade social e ambiental, por isso a necessidade de reavaliar o plano diretor e seus impactos. “A revisão tem inicio em 2018 a partir da Lei 482/2014, feita de forma muito conturbada, quando finalmente foi instalado o Conselho da Cidade para revisar esse plano. A discussão ocorreu com relativa cordialidade até 2019, mas faltava uma discussão pública com a população”, ressalta. Sua fala vai de encontro à uma observação de Zoraia.

“É imprescindível dialogar sobre o Plano Diretor com a população, no entanto é muito difícil, então se torna complicado fazer com que elas se engajem sobre o tema, aponta.

Para ela, uma forma encontrada de fazer com que o assunto chegasse até as pessoas foi fazer simulações visuais mostrando o impacto que a ausência de uma revisão efetiva do Plano pode causar na cidade. “Essas simulações cumprem o papel de informar, e conseguiram impactar um número razoável de pessoas, alcançando diversos setores, e criando, assim, movimentos”. Zoraia complementa, dizendo que “um plano diretor não pode apagar incêndios e resolver problemas momentâneos, ele precisa ser um trabalho constante”.

Paulo Horta destacou o colapso ambiental observado na Lagoa da Conceição, região bastante conhecida da cidade. Na ocasião, problemas na Estação de Tratamento de Esgoto do local rompeu, causando inundação de ruas e casas, e poluindo a água do entorno. O problema demonstrou a precariedade do sistema de saneamento básico. “É fundamental pensar na relação do meio ambiente com a gestão do território”, afirmou.

Para finalizar o debate, Wilson Májè levantou mais uma vez a importância de envolver a população. “Falamos aqui que é difícil fazer essa ponte com os moradores, mas se torna ainda mais difícil para conseguirmos falar com as comunidades. As pessoas não sabem o impacto que pode ocorrer a longo prazo. Isso vai acontecer especialmente nas áreas montanhosas, onde moram muitos trabalhadores que mantem a ilha, esses efeitos serão sentidos a cada verão com precariedade de saneamento, falta de água e de transporte”, finaliza.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →