Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Museu do Vinho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A necessidade de registrar a história de um dos produtos que foi determinante para o desenvolvimento econômico da região da Serra Gaúcha, fez surgir a idéia de um Museu do Vinho. Este está situado na cidade de Bento Gonçalves, capital nacional da uva e do vinho, dentro do Parque de Eventos Municipal, onde são realizadas várias feiras, entre elas a Fenavinho. O edifício arrimo, em forma de um paralelepípedo com 3 pavimentos, se encaixa num terreno com mais de 12m de desnível. A planta é dividida em 3 faixas, uma junto à encosta que abriga funções que não necessitam de luz, a central de circulação, e outra faixa que abriga funções que possam estar voltadas para a paisagem. Existe uma cabeça diferenciada constituída por uma grande escada externa, escavada no volume básico, que tem a função de conectar os níveis e também é utilizada como anfiteatro aberto. Embaixo desta estrutura está colocado um auditório e pequenas salas para palestras. O acesso principal ao Museu se dá pelo nível superior, o visitante percorre um caminho descendente pela grande escada longitudinal, ladeada por galerias e servida por outros espaços como restaurante, biblioteca e loja. Ao final deste percurso o visitante é conduzido ao espaço externo que complementa a visita, com estares e parreirais de diferentes espécies de uvas, entre outros. Para ressaltar a regionalidade do projeto um dos materiais mais empregados na edificação foi o basalto, pedra abundante na região e tradicional por ter sido bastante utilizada pelos imigrantes italianos na construção de suas casas.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →