Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Perdemos Iran Rosa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
É com muito pesar que o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) informa o falecimento do arquiteto e urbanista Iran Rosa, ex-presidente desta entidade, no dia 21 de março de 2021, em Porto Alegre. Estamos em profunda tristeza. Deixamos aqui nossos sinceros sentimentos a todos os familiares.

Iran lutou como pode, foi bravo, guerreiro, mas as lesões causadas pelo Covid19 foram sérias demais.

Por Rafael Passos, presidente do IAB RS:

"Iran foi enorme! Para o IAB foi líder de uma nova geração de colegas. Na cultura, Iran foi um grande incentivador e ativista. De onde se pode ver a diversidade de sua atuação na vida e na profissão. Deixa amigos tristes e revoltados com sua partida nos mais diferentes campos de nossa arte e nossa cultura. Perdemos um querido e generoso amigo, colega e companheiro. Despedimo-nos sem poder nos fazer como certamente Iran gostaria. Com o Solar cheio de gente bonita, elegante e sincera. Descomunal despedida!
Iran vive! Sua alegria e generosidade não morrem jamais".

Por Tiago Holzmann, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS):

"Meu amigo há trinta anos. Colegas na UFRGS, parceiro na fundação da NAU, companheiro de todas as lutas no IAB e agora conselheiros no CAU. Inteligente e bem humorado, falante adorava uma boa discussão, criativo da lapiseira à tecnologia mais sofisticada. Fez o que pode pela arquitetura em amplo sentido e sempre com muita dedicação. O cara era de time, sem tempo ruim, vestia a camiseta e ia pra luta. Nos deixa em um momento triste, amplia ainda mais a tragédia a que estamos tentando sobreviver. Aumenta nossa responsabilidade de continuar a luta pela justiça e pela beleza e seguir em frente de cabeça erguida".

Por Evandro Babu Medeiros, presidente do Sindicato dos Arquitetos do RS (Saergs):

"O Iran era um referencial de arquiteto artista, levando arquitetura pro teatro, pra dança, pra música, sempre com muito embasamento e disposição. Além disso, o Iran foi um dos protagonistas da NAU DE ARQUITETOS E URBANISTAS, criada em 1999, um movimento ímpar, que abraçou, nos anos seguintes, as entidades regionais, IAB e SAERGS, para, juntos, viabilizar a criação do nosso próprio conselho profissional, o CAU. Iran era um ativista da política profissional, sendo um dos presidentes do IAB nesta retomada de rumos e consolidando as atuações dos Arquitetos nos Conselhos Estaduais de Cultura ou ligados ao Patrimônio Histórico. Como amigo, Iran era um exemplo de solidariedade, gentileza, generosidade, sua casa tantas vezes foi nossa casa e sua presença, nossa felicidade. Fará falta, como Arquiteto, como esposo, pai, amigo, mas, principalmente, nestes dias tão difíceis, fará falta como pessoas que fazem a diferença em nossas vidas".
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →