Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Plágio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com alguma regularidade, a Comissão de Legislação e Exercício Profissional do IAB-RS é consultada sobre o plágio em arquitetura. Raras vezes tais questões são levadas aos Tribunais, pelo constrangimento ou por dificuldades relacionadas com o comportamento profissional entre colegas. A Lei Federal 5.194/66 não trata especificamente do plágio, deixando algum espaço de interpretação para o Código de Ética, ou mesmo, por entender o legislador, que esta matéria deveria ser tratada na legislação do Direito Autoral. Por seu turno, a Lei Federal 5.988/73, que regula os direitos autorais, conceitua as obras intelectuais “como as criações do espírito, de qualquer modo exteriorizadas”. O artigo 6º, item X, inclui a arquitetura como obra intelectual, mencionando-a dentre as “criações do espírito”, tais como: “os projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, topografia, engenharia, arquitetura, cenografia e ciência”. Por outro lado, o artigo 20 desta Lei, estabelece que, “salvo prova em contrário, é autor aquele em cujo nome foi registrada a obra intelectual, ou conste de pedido de licenciamento para a obra de engenharia ou arquitetura”. E, finalmente, a Lei garante os direitos do autor, dentre outros, no artigo 21, assegurando que “o autor é titular de direitos morais e patrimoniais sobre a obra intelectual que produziu.”
Comprovada, pois, a cópia de um projeto e de uma obra de arquitetura, cabe ao autor recorrer em juízo e na Câmara de Arquitetura do CREA. O processo de julgamento haverá de seguir os trâmites de praxe e as provas deverão ser submetidas aos procedimentos normais de perícia. O ressarcimento de danos patrimoniais deverá ser buscado no Poder Judiciário, esgotadas as tratativas diretas e pessoais. Quanto aos prejuízos morais, como abalo de imagem, por exemplo, e a questão do comportamento eticamente incorreto, deverão ser julgados na Câmara de Arquitetura do CREA, cujas penalidades poderão ser a advertência reservada ou a censura pública. Arq. José Albano Volkmer
Coordenador da Comissão de Legislação e Exercício Profissional IAB-RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →