Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Poluição Visual ajuda a degradar a qualidade de vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foto: Francielle Caetano/PMPA

Como exemplo de iniciativa pública para combater este efeito, foi citado o caso da cidade de São Paulo, que por força de uma lei altamente restritiva – de iniciativa do prefeito Gilberto Kassab – teve retirada grande parte dos anúncios das ruas. Essa medida deu oportunidade às pessoas de apreciarem a arquitetura na paisagem urbana, recebendo muitos elogios, inclusive de artistas estrangeiros, como a cantora Katy Perry, que, na semana passada, postou via Twitter a seguinte mensagem: “São Paulo, uma cidade IMENSA sem propaganda/outdoors/influência de escolha. Reconfortante, você vê a arquitetura e a beleza natural. Legal”

E PORTO ALEGRE, QUANDO CHEGA LÁ?

Especula-se por que não se adota, ainda, uma lei semelhante em Porto Alegre. Terá alguma relação com as eleição, quando alguns vereadores recebem generosos espaços em outdoors?

Mesmo assim, o debate deixou clara a preocupação de todos em melhorar o espaço urbano na capital gaúcha. Segundo o secretário Luiz Fernando Záchia, “não queremos chegar ao ponto que São Paulo chegou, de total descontrole, e para isso precisamos mediar um entendimento. Vamos levar para a Smam a continuidade deste debate, para que possamos minimizar as dificuldades e construir algo exequível e que atenda aos interesses de toda a cadeia envolvida”.

O evento integrou o Fórum Concertação Ambiental – Soluções Sustentáveis para Porto Alegre, lançado em julho deste ano com o objetivo de construir, de forma compartilhada com a sociedade, para temas do meio ambiente.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →