Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Poluição Visual ajuda a degradar a qualidade de vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foto: Francielle Caetano/PMPA

Como exemplo de iniciativa pública para combater este efeito, foi citado o caso da cidade de São Paulo, que por força de uma lei altamente restritiva – de iniciativa do prefeito Gilberto Kassab – teve retirada grande parte dos anúncios das ruas. Essa medida deu oportunidade às pessoas de apreciarem a arquitetura na paisagem urbana, recebendo muitos elogios, inclusive de artistas estrangeiros, como a cantora Katy Perry, que, na semana passada, postou via Twitter a seguinte mensagem: “São Paulo, uma cidade IMENSA sem propaganda/outdoors/influência de escolha. Reconfortante, você vê a arquitetura e a beleza natural. Legal”

E PORTO ALEGRE, QUANDO CHEGA LÁ?

Especula-se por que não se adota, ainda, uma lei semelhante em Porto Alegre. Terá alguma relação com as eleição, quando alguns vereadores recebem generosos espaços em outdoors?

Mesmo assim, o debate deixou clara a preocupação de todos em melhorar o espaço urbano na capital gaúcha. Segundo o secretário Luiz Fernando Záchia, “não queremos chegar ao ponto que São Paulo chegou, de total descontrole, e para isso precisamos mediar um entendimento. Vamos levar para a Smam a continuidade deste debate, para que possamos minimizar as dificuldades e construir algo exequível e que atenda aos interesses de toda a cadeia envolvida”.

O evento integrou o Fórum Concertação Ambiental – Soluções Sustentáveis para Porto Alegre, lançado em julho deste ano com o objetivo de construir, de forma compartilhada com a sociedade, para temas do meio ambiente.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →