Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto Vila Flores foi tema da Quarta no IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na quarta-feira (10/08) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) recebeu os participantes do coletivo que compõe o Projeto Vila Flores.Os participantes conferiram a apresentação do projeto e sua experiência em participar da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza que ocorre entre 28 de julho e 27 de novembro.

O Projeto Vila Flores vem acontecendo ao longo de 6 anos e por muitas mãos, devendo ser descrito com uma lógica que o inscreve no tempo e guia seu partido arquitetônico, pela perspectiva da vida que hoje nele pulsa.


Datado de 1928, localizado na antiga região industrial na várzea do Rio Guaíba, Porto Alegre, o conjunto de edificações não apenas permitiu como inspirou o Vila Flores. A semente de um espaço compartilhado, adequado ao desenvolvimento de atividades colaborativas, já estava no projeto original de Joseph Lutzenberger, pela diversificação dos tamanhos das unidades destinadas ao uso misto e pela concepção dos espaços de uso comum.

O Conjunto VF é formado por dois prédios de três pavimentos e um galpão de alvenaria, possuindo um pátio interno. As edificações são parte do Inventa´rio do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta, inseridas em área de interesse cultural da cidade.

"Ocupar, trabalhar, viver e conviver são as bases para o processo de readequação do conjunto arquitetônico, que está listado como interesse cultural para o patrimônio da cidade. O projeto vem sendo desenhado de maneira processual e colaborativa, desde 2011, quando o conjunto arquitetônico foi aberto para a comunidade com a intenção de tornar-se um centro de cultura, educação e economia criativa, de ouvidos abertos para a construção de uma ideia coletiva", informou João Felipe Wallig, gestor de obras do VF.

Devido a essa vitalidade e efervescência criativa o projeto Vila Flores é o representante gaúcho na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, compondo o pavilhão brasileiro, que tem como destaque a mostra Juntos, com curadoria do arquiteto e urbanista Washington Fajardo, que selecionou 15 projetos como representantes do país.

A edição de 2016 da Bienal tem como tema Reporting From the Front – liderada pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena (vencedor do prêmio Pritzker 2016) com a proposta provocativa de convocar o mercado para ações mais criativas, sugerindo projetos mais humanos e que destaquem questões como moradia, mobilidade e sustentabilidade.

O Vila Flores possui uma associação responsável pela gestão cultural – Associação Cultural Vila Flores – ACVF (Administração: João Wallig Neto, Samantha Fuchs Wallig, Ana Marisa Skavinsky; zeladoria e manutenção: Amável Amaral; gestão de obras: João Felipe Wallig, Pablo Urquiza; gestão cultural: Antonia Wallig, Aline Bueno; colaboradores curatoriais: Joel Grigolo, Marcelo Monteiro, Marcia Braga, Mario de Ballenti, Marcio Machado, Vanessa Berg, Fabio Schmidt).

Confira os grupos que formam o Coletivo Vila Flores:

arquitetura e urbanismo: AC Arquitetura / Goma Oficina / Panitz Bicca / Geração Urbana

artes visuais e audiovisuais: Coletivo Ameixa / Estúdio Hybrido / Ateliê de Cerâmica / Ateliê do Pátio

design: Surto Criativo / S.A. Design

moda: Estúdio Hybrido / Humanus

música: Armazém Sonoro

teatro: Caixa do Elefante Teatro de Bonecos

gastronomia: Café Minéraux / Bici Café

cultura digital: Matehackers Hackerspace

educação e formação: Escola Conexo / ONG Mulher em construção

empreendedorismo social: 1% / Colibrii

produção cultural: Joner Criações e Reflexões

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →