Projeto Vila Flores foi tema da Quarta no IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na quarta-feira (10/08) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) recebeu os participantes do coletivo que compõe o Projeto Vila Flores.Os participantes conferiram a apresentação do projeto e sua experiência em participar da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza que ocorre entre 28 de julho e 27 de novembro.

O Projeto Vila Flores vem acontecendo ao longo de 6 anos e por muitas mãos, devendo ser descrito com uma lógica que o inscreve no tempo e guia seu partido arquitetônico, pela perspectiva da vida que hoje nele pulsa.


Datado de 1928, localizado na antiga região industrial na várzea do Rio Guaíba, Porto Alegre, o conjunto de edificações não apenas permitiu como inspirou o Vila Flores. A semente de um espaço compartilhado, adequado ao desenvolvimento de atividades colaborativas, já estava no projeto original de Joseph Lutzenberger, pela diversificação dos tamanhos das unidades destinadas ao uso misto e pela concepção dos espaços de uso comum.

O Conjunto VF é formado por dois prédios de três pavimentos e um galpão de alvenaria, possuindo um pátio interno. As edificações são parte do Inventa´rio do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta, inseridas em área de interesse cultural da cidade.

"Ocupar, trabalhar, viver e conviver são as bases para o processo de readequação do conjunto arquitetônico, que está listado como interesse cultural para o patrimônio da cidade. O projeto vem sendo desenhado de maneira processual e colaborativa, desde 2011, quando o conjunto arquitetônico foi aberto para a comunidade com a intenção de tornar-se um centro de cultura, educação e economia criativa, de ouvidos abertos para a construção de uma ideia coletiva", informou João Felipe Wallig, gestor de obras do VF.

Devido a essa vitalidade e efervescência criativa o projeto Vila Flores é o representante gaúcho na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, compondo o pavilhão brasileiro, que tem como destaque a mostra Juntos, com curadoria do arquiteto e urbanista Washington Fajardo, que selecionou 15 projetos como representantes do país.

A edição de 2016 da Bienal tem como tema Reporting From the Front – liderada pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena (vencedor do prêmio Pritzker 2016) com a proposta provocativa de convocar o mercado para ações mais criativas, sugerindo projetos mais humanos e que destaquem questões como moradia, mobilidade e sustentabilidade.

O Vila Flores possui uma associação responsável pela gestão cultural – Associação Cultural Vila Flores – ACVF (Administração: João Wallig Neto, Samantha Fuchs Wallig, Ana Marisa Skavinsky; zeladoria e manutenção: Amável Amaral; gestão de obras: João Felipe Wallig, Pablo Urquiza; gestão cultural: Antonia Wallig, Aline Bueno; colaboradores curatoriais: Joel Grigolo, Marcelo Monteiro, Marcia Braga, Mario de Ballenti, Marcio Machado, Vanessa Berg, Fabio Schmidt).

Confira os grupos que formam o Coletivo Vila Flores:

arquitetura e urbanismo: AC Arquitetura / Goma Oficina / Panitz Bicca / Geração Urbana

artes visuais e audiovisuais: Coletivo Ameixa / Estúdio Hybrido / Ateliê de Cerâmica / Ateliê do Pátio

design: Surto Criativo / S.A. Design

moda: Estúdio Hybrido / Humanus

música: Armazém Sonoro

teatro: Caixa do Elefante Teatro de Bonecos

gastronomia: Café Minéraux / Bici Café

cultura digital: Matehackers Hackerspace

educação e formação: Escola Conexo / ONG Mulher em construção

empreendedorismo social: 1% / Colibrii

produção cultural: Joner Criações e Reflexões

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

A urbanização de periferias no combate à violência

A palestra técnica “A urbanização de periferias no combate à violência”, promovida pelo IAB RS, integrou a programação do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Projeto Urbanístico Integrado (PUI) no território Umbu, em Alvorada, RS, iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR) e do Programa RS Seguro. Participaram O arquiteto e urbanista Sérgio Ferraz Magalhães; o Diretor Executivo do Programa RS Seguro, Antônio Carlos Padilha, e da copresicente do IAB RS, Clarice Oliveira.

Leia Mais →

Agenda: A construção modular na arquitetura

A arquiteta Caroline Minetto ministrará a palestra “A Construção Modular na Arquitetura”, que tem como objetivo apresentar de forma clara e acessível os fundamentos da construção modular, destacando suas vantagens, desvantagens e exemplos práticos de projetos renomados ao redor do mundo. O evento integra a programação das Quartas no IAB e será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 19h30.

Leia Mais →

Gestão para arquitetos é tema de palestra no IAB RS

Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos” o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquitetura, cultura e identidade

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.

Leia Mais →

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →