Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Teatro Geográfico apresenta: O MAPA_Casarão 363

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O grupo chama Teatro Geográfico a pesquisa de apropriação de espaços cênicos considerados não tradicionais, assim como a dramaturgia histórica do espaço (casa, prédio, galeria, etc.), suas limitações e todo o material que surge por meio da invasão física do espaço como um todo. Sobre esse aspecto, tudo o que o Solar possui de história, material, formação arquitetônica e espacial, seu estado de conservação entre outras características, tanto físicas como históricas, torna-se interessante na concepção do espetáculo nesta terceira temporada.

A definição de Geográfico permite ao grupo encarar um processo de montagem como uma viagem ao desconhecido. Os atores não têm conhecimento do que irão montar, estão à disposição da direção para estímulos geradores de matéria, que vão sendo revelados ao longo do processo. Conhecem o desejo do cartógrafo, mas não a cartografia. A proposta inicial é apropriar-se, e, dessa apropriação, resignificar os espaços, transformando-os em territórios.

A pesquisa do grupo Teatro Geográfico surgiu a partir da montagem do espetáculo O MAPA, que já teve duas temporadas. Em dezembro de 2010, sob o nome O Mapa_prédio 255, o espetáculo ocupou os prédios do Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS. E em abril de 2011, foi montado O Mapa_Cristóvão 400 foi montado no espaço do TEPA.

O grupo Teatro Geográfico foi convidado a participar do festival Porto Alegre em Cena, dentro do projeto de descentralização com a apresentação de O Mapa_Cristovão 400. O grupo também integra o projeto Duetos, dentro da proposta da Casa M da 8ª Bienal do Mercosul. O projeto coloca 12 artistas de diferentes áreas da cultura em convivência, os desafiando a criar projetos conjuntos de ocupação da Casa M ao longo de sete meses.

SERVIÇO:
O Mapa_Casarão 363
Onde: IAB-RS (Instituto de Arquitetos do Brasil) – Rua General Canabarro, nº 363 – Bairro Centro
Quando: de 12/07 a 28/07 – Terças, Quartas e Quintas
Horário: 20h
Valores: R$15,00 (inteira) / R$10,00 (estudantes e classe artística)
Classificação Etária: 14 anos

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →