Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Uma noite para discutir Projeto de Cidade e Mobilidade Urbana: Percursos e Práticas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite de última quarta-feira (09/09), a palestra “Projeto de Cidade e Mobilidade Urbana: Percursos e Práticas”.
O evento reuniu cerca de 50 pessoas e foi ministrado pelos arquitetos Júlio Celso Borello Vargas, doutor em engenharia de transportes, com 20 anos de experiência em projetos de planejamento urbano; e Cláudio Mainieri de Ugalde, doutor em Planejamento Urbano e Regional e arquiteto da Metroplan desde 1984. A mediação será do arquiteto Emílio Merino.

Saiba mais sobre os palestrantes:
Júlio Celso Borello Vargas – Professor do Departamento de Urbanismo da UFRGS, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional e doutorado em Engenharia de Transportes pela mesma instituição, com estágio na Universidade de Washington, EUA. Autor de diversos artigos publicados em periódicos e anais de Congressos, atualmente dedica-se à área da mobilidade como parte do desenvolvimento urbano sustentável, conduzindo pesquisas sobre o transporte não motorizado com o uso de geoinformação e modelos computacionais. Integra o Grupo de Pesquisa e Extensão “Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades” e atua junto ao NTU/UFRGS – Núcleo de Tecnologia Urbana – na assessoria em temas de planejamento urbano e mobilidade. Fez parte do Cadastro Nacional para Capacitação de técnicos e comunidade para o planejamento participativo do Ministério das Cidades, foi membro do CMDUA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre – e conselheiro do CREA/RS – Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia. Atualmente é Conselheiro do IAB-RS – Instituto de Arquitetos do Brasil.


Cláudio Manieri de Ugalde- Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialização em Desenho Urbano, mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional – Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional. É arquiteto da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN desde 1984, responsável pela Coordenação de Planejamento Urbano e Regional. Foi professor substituto do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura – UFRGS em 2002, 2003, 2006, 2007 e professor convidado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, desde agosto de 2010, no Curso de Especialização em Gestão Estratégica do Território. Professor contratado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS para atuar no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, desde agosto de 2012 até março de 2014. Professor contratado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS para atuar no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, desde março de 2013 e no Curso de Especialização de Habitação de Interesse Social. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento metropolitano, planos diretores, acessibilidade viária e parcelamento do solo.

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →