Nesta sexta-feira (27/01) o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) irá avaliar as três propostas finalistas da seleção de ideias para a construção do guarda-corpo da ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. O evento é aberto ao público e ocorrerá a partir das 18h30min, na sede do IAB-RS, que fica na Rua General Canabarro 363, no Centro Histórico da Capital.
Serão apresentados as propostas dos arquitetos Alan Furlan, Rodrigo Troyano e Tiago Zulian. A avaliação será feita por uma comissão de seleção formada por Rogério Malinsky e César Wagner (arquitetos indicados pelo IAB), Helton Scheer de Moraes (representante dos ciclistas), Gisele Porto Munhoz (da SMOV) e Antonio Carlos Selbach Vigna (da EPTC). O nome do vencedor será anunciado publicamente na próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro.
Segundo o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, foram 37 trabalhos entregues e o “nível das idéias apresentadas foi bastante elevado, o que prova que os arquitetos também podem contribuir em outros importantes projetos para a cidade”. O autor da melhor ideia receberá remuneração equivalente ao período de 40 horas técnicas trabalhadas, o que representa em torno de R$ 4,5 mil. O concurso foi promovido a partir de uma crítica da população que exigiu uma solução mais qualificada para a colocação de guarda-corpo na ciclovia da Avenida Ipiranga, que está sendo implantada pela prefeitura.
Nota de repúdio a toda e qualquer manifestação em defesa da ditadura
O IAB RS manifesta repúdio a falas em defesa da ditadura. Associar tal defesa como o ato de “liberdade de expressão” distorce o sentido proposto a tal direto constitucional. A ditadura militar brasileira configura um dos períodos mais sombrios de nossa história, deixando marcas e ideias ainda a serem combatidos.