Casa cheia no debate sobre Economia Criativa e Gentrificação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na última quarta-feira (03/08) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu o debate “Economia Criativa x Gentrificação”. O evento gratuito ocorreu  no Ponto de Cultura Solar do IAB RS, com a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT), da UFRGS; da economista e administradora Ana Carla Fonseca – doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, com tese em cidades criativas;  e do arquiteto Carlos Ribeiro Furtado – especialista em habitação social pela University College London.
 
A mediação foi do arquiteto Leonardo Brawl Márquez – Co-Fundador do TransLAB – Instituto de Pesquisa em Inovação Social e integrante do NEC – Núcleo de Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre.
 
O debate teve como proposta de trazer à luz a discussão de comportamentos, ocupações, coletivos, empoderamento do espaço público e demais novas construções de imaginários coletivos. 

Também foi abordado o campo do planejamento urbano em Porto Alegre, que vive um momento de boom por parte do poder público, academia, iniciativa privada e a sociedade civil com a questão dos "criativos".

SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES:

Ana Carla Fonseca – Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1989), mestrado com distinção e louvor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1997), MBA pela Fundação Dom Cabral (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo – FAU-USP (2011), com tese em cidades criativas. Liderou projetos regionais e globais por 15 anos, em marketing e gestão do conhecimento de multinacionais, na América Latina, em Londres e Milão. Desde 2004 é sócia-diretora da Garimpo de Soluções economia, cultura & desenvolvimento, empresa pioneira em economia, cultura e desenvolvimento. É consultora e conferencista internacional em cinco línguas, tendo palestrado sobre economia criativa, inovação e negócios, e cidades criativas em todos os estados brasileiros e em 21 países. Assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais, é consultora em economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento para empresas, órgãos públicos e instituições. É autora de livros com sistematização de informações internacionais, como Marketing Cultural e Financiamento da Cultura (Cengage, 2002) e Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 – Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios). Concebeu, organizou e coeditou as antologias digitais globais Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008, trilingue, que alcançou 40 mil downloads em cinco meses), Creative City Perspectives (2009, congregando 18 autores de 13 países) e Cidades Criativas, Soluções Inventivas o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais (2010), além de ter coorganizado Economia da Cultura ideias e vivências (2009). Foi consultora para a América Latina e o Caribe para o Creative Economy Report 2008 e participou e/ou coordenou vários relatórios e reuniões internacionais da ONU, nas Américas, África, Ásia e Europa. É professora convidada do MBA em Bens Culturais da Fundação Getulio Vargas/SP e membro da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI), da Associação Internacional de Desenvolvimento Urbano (INTA), do Laboratório Iberoamericano para Pesquisa e Inovação em Cultura e Desenvolvimento (UNESCO), do Corpo Mundial de Peritos em Políticas Públicas da UNESCO, do Conselho Editorial da Revista Página 22 e do Comitê de Diversidade do Banco Santander.

GPIT – O Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é membro da Rede Latinoamericana Imagem Identidade e Território (Laiit) e foi criado com a intenção de integrar ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. Os estudos se dão sobre temas como Memória, Paisagem e Patrimônio cultural, Classe e Território, Imagem e Território. Tendo como objeto de estudo as formas discursivas imagéticas, as relações entre classe e território, em especial da segregação espacial das classes pobres e da gentrificação de áreas centrais. Atua na área do Planejamento Urbano e Regional e Ciências Sociais Aplicadas e atualmente conta com pesquisadores com formação em em diversas áreas como Sociologia, Arquitetura e Urbanismo, História, Comunicação, Administração, Artes Visuais. Desenvolve a pesquisa "Como anda a favela no Brasil? O discurso em definições e imagens", junto ao CNPq. Recentemente realizou intervenção artística, durante o III Encontro de Cidades e Universidades, com a obra intitulada "Ocupa Tapume", um convite à reflexão crítica sobre intervenções que pretendem suprimir a memória da cidade. Participou da Mostra Internacional de arte impressa "Deambulações: Entre Gravuras e Rinocerontes, promovida pelo Núcleo de Arte Impressa (IA/UFRGS) e Goethe-Institut Porto Alegre, com a obra "Rinocidade". Realizou em parceria com a produtora Prana Filmes, o curta-metragem "Pela UFRGS" sobre a vida na Universidade, inspirado pelo filme "At Berkeley", de Frederik Wiseman.

Carlos Ribeiro Furtado – Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), especialização em habitação social pelo Bowncentrum International Education, mestrado em Urban Development Planning – University College London (1984) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano – PROPUR. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, urbanismo, sociologia, política urbana e gentrificação. Possui um livro publicado sobre gentrificação sob o título: Intervenção do Estado e (re) estruturação urbana. Um estudo sobre gentrificação. Cadernos Metrópole (PUCSP).

Leonardo Brawl Márquez – Arq. Leonardo Brawl, que foi contratado em 2012 pela prefeitura de PoA para ajudar na elaboração do NEC – Núcleo de Economia Criativa. É músico profissional e por dois anos representou o RS na Câmara Setorial da Música em Brasília. Leonardo é Co-Fundador do TransLAB – Instituto de Pesquisa em Inovação Social, onde desenvolveu atividades em rede com o conceito do empreendedorismo social e os desafios da chamada "nova economia". Leonardo é um dos representantes do Placemaking no Brasil, e dentro desta abordagem do entendimento das qualidades que fazem de um "espaço", um "lugar", existe a questão do viés da economia e os aspectos de ativação do território a partir da compreensão das economias (formais, informais, de capital monetário, capital intelectual e capital social).

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →